A Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe duas mostras: “Consciência é verbo”, de Ana Bouissou, e “Mariana em quadrões”, de Camaleão. Os visitantes podem conferir as exposições a partir do dia 17 de abril até o dia 5 de maio.
“Consciência é verbo”, de Ana Bouissou, apresenta instalações e esculturas, planas ou tridimensionais, em diversos tipos de tecidos com tramas em cordas revestidas e amarradas, costuras, bordados livres e outras aplicações. Como elemento simbólico de um tecido impregnado de vivências, experiências, emoções, aprendizados e memórias, a artista traz a ideia de que os tecidos nos possibilitam transpor tempos, culturas e histórias, em uma construção metafórica da interação do ser com o universo.
Ana Bouissou concluiu o curso de Fotografia na Escola de Imagem, em 2018, e o curso de extensão em Fotografia Autoral na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2019. Realizou também, diversos cursos no Cefart - Fundação Clóvis Salgado, como Filosofia e História da Arte, Fotografia e Artes Visuais e Aquarela. A principal marca do trabalho da artista é o uso de diferentes técnicas e suportes na criação, resultando muitas vezes em obras participativas e interativas.
"Mariana em quadrões”, de Camaleão, apresenta momentos da história da primeira capital de Minas Gerais, Mariana. O autor utiliza a linguagem e a estética dos quadrinhos, com um traço cheio de referências, detalhes e cores. É uma obra vibrante, divertida e destinada a todas as idades. Nas telas, o público verá figuras históricas como Diogo de Vasconcelos, Pedro Aleixo e Padre Viegas, e reconhecerá igrejas, monumentos e paisagens icônicas de Mariana.
Emerson Carvalho de Souza, conhecido como Camaleão, é um artista que utiliza a linguagem dos quadrinhos, cartuns e charges em sua obra, passeando entre as telas, sejam elas canvas ou displays, além do uso do humor.