Convite: Abertura da exposição João-Congo - Fragmentos de uma trajetória, da artista Valdelice Neves na Galeria de Arte do TJMG.
Composta por pinturas, gravuras e esculturas produzidas pela artista plástica baiana Valdelice Neves, radicada mineira, a mostra "João-Congo - Fragmentos de uma trajetória" foi inaugurada, na terça-feira (20/5), na Galeria de Arte do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no Hall do Edifício-Sede.
A ideia de criar as obras surgiu há quase 40 anos, após uma viagem de Valdelice Neves à Amazônia. Uma árvore cujos galhos e folhas estavam em movimento chamou a atenção da artista, que observou, ainda, na mesma vegetação, formas intrigantes.
O "balé" na árvore era causado por um tipo de pássaro de olhos azuis conhecido popularmente como joão-congo, e as formas eram ninhos do animal. A artista também é escritora e pesquisadora na área de Ornitologia. Ela ministra palestras, cursos e oficinas de arte. Valdelice Neves vive em Belo Horizonte e executa gravuras em metal, monotipias, desenhos, esculturas, pinturas, cenografias, intervenções urbanas e naturais, instalações, vídeos e performances.