Iniciado em 2020 “Estamos por detrás do Muro” é o nome do projeto que promove o diálogo entre Celso Moretti, cantor, compositor e pioneiro do reggae em Minas Gerais, e W Mota, artista visual cujo trabalho é marcado por referências de matriz africana.
O encontro destes dois artistas de linguagens distintas ocorre em uma apresentação intimista que tem como objetivo compartilhar com o público os processos criativos de ambos.
A proposta traz a instalação Giras Caixas, de W Mota e pocket show de Celso Moretti, com seu “Reggae Favela”, seguido de uma roda de conversa na qual os dois artistas discutem e abrem seus caminhos de criação, reduzindo a distância imaginada entre público e criadores, numa perspectiva de proximidade e interação direta com quem recebe os seus trabalhos. Ambos moradores da cidade de Betim, os artistas têm em comum o fato de retratarem a periferia e a negritude em suas obras,com pontos de vistas que se complementam. Este ano o projeto recebeu artistas como Nívea Sabino, Michelle de Oliveira, com a participação do filósofo, historiador e militante do movimento negro, Marcos Cardoso.