A interação entre a superfície e o espaço geométrico é a base dos estudos da artista plástica Mozileide Neri, que propõe em suas obras a coexistência dos diferentes campos de cor em sobreposições de camadas cromáticas com a criação de elementos e formas irregulares.
A série apresenta mais de 340 colagens – obras em pequenos formatos –, que sintetizam as motivações da artista sobre a poética da arte geométrica e o reaproveitamento de materiais.
O principal objetivo desta proposta é expandir os estudos e o legado de Maria Leontina, Lygia Clark e Lygia Pape, inspirações para a artista.
A exposição se destaca, também, pela acessibilidade que, para além de um recurso, é um conceito que se evidencia na composição expográfica. Legendas das obras em fonte ampliada e braille, um vídeo acessível e um conjunto de obras táteis integram a exposição.
Essas obras surgiram a partir dos estudos sobre acessibilidade cultural e apresentam superfícies de diversas texturas e cores, construídas para a interação sensorial de todos os públicos, pessoas com e sem deficiência, que possibilitam também a experiência do toque.
Uma noite para conhecer a exposição com todos os sentidos.
Em uma proposta de acessibilidade cultural, a artista plástica Mozileide Neri irá, em um bate-papo com o público, detalhar todo o processo criativo, inspirações e caminhos para criar as obras.
Serão apresentados os materiais utilizados, diferentes tipos de papéis e papelão que inspiram e se correlacionam na carreira da artista.