A partir de 9 de julho, Pimpa, uma cachorrinha italiana com bolinhas vermelhas, orelhas compridas e língua de fora, chega ao Brasil. A encantadora personagem do imaginário infantil italiano é protagonista de várias aventuras – entre quadrinhos, livros e série de desenhos animados – e agora é apresentada, pela primeira vez, em formato inédito na exposição “Pimpa na Casa Fiat de Cultura”. De forma leve e envolvente, ela sai do livro e se transforma em uma mostra sensorial e imersiva. Em um percurso lúdico, o público poderá interagir com diferentes ambientes para completar desafios e jogos.
A exposição ficará em cartaz na Casa Fiat de Cultura até 18 agosto de 2024. Este projeto é uma parceria da Casa Fiat de Cultura com o Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte. Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita. Nascida em 1975, fruto da imaginação e técnica do renomado cartunista italiano Francesco Tullio-Altan, Pimpa é símbolo da descoberta, da imaginação e da liberdade. Na mostra, ela evoca memórias afetivas e compartilha curiosidades sobre a arte, a cultura e os valores de seu país de origem.
Durante a exposição, o público poderá interagir com diferentes ambientes. O percurso expositivo convida o visitante a aprender sobre pratos típicos italianos e sobre a agricultura, viajar pelo espaço, procurar personagens fantásticos, encontrar pessoas famosas e conhecer a excelência italiana. A exposição é composta por desenhos e textos, utilizando do recurso de quiz para estimular a observação e o aprendizado. Elementos reais como barco, varas de pescar, máscaras de carnaval entre outros estimulam a interação de crianças e adultos com a história. A mostra ainda conta com uma sala de vídeos – onde será possível assistir aos desenhos animados de Pimpa e um espaço para os visitantes criarem seus próprios desenhos.
Duas capivaras de pelúcia dão as boas-vindas aos visitantes, numa referência a esses animais que vivem em lagoas na região de Belo Horizonte, convidando crianças e adultos a pensarem sobre os laços que ligam a Itália à cultura brasileira.