A exposição “Trezentos e dezoito quilômetros de mundo” é a confluência de trabalhos concebidos de travessias e deslocamentos territoriais da artista Bárbara Elizei.
Realizando um recorte cartográfico entre sua cidade natal, Varginha, e a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, sua produção ocorre na catalogação e reinvenção da paisagem do trajeto realizado na BR-381.
Através de seu desejo de registrar o mundo, a artista parte de imagens de rodovias compartilhadas no imaginário coletivo para tencionar os elementos que estão além do horizonte, nos provocando a pensar quais qualidades simbólicas percebidas no nosso campo visual nos constroem como corpos circulantes e modificam a maneira de observar o que nos cerca.
A exposição apresenta o resultado de cartografias afetivas que refletem em sua materialidade as tecnologias de compreensão espacial, explorando, principalmente, a pintura como ferramenta sensível de conhecimento.
As instalações sonoras e em vídeo ampliam a experiência sensorial, transcendendo o espaço-tempo do trajeto e possibilitando a construção de um diálogo entre territórios e pertencimento.
Através das obras de Bárbara Elizei compreendemos que ao observar a paisagem e nos inserir nela, algo é modificado do lado de dentro do peito.
As mesmas têm o poder de despertar e construir memórias, cores, formas, texturas, cheiros e gostos; descobrindo suas histórias, percebemos a nossa conexão íntima com a terra.
A terra, ela tem posse do nosso destino, assim, ao compreender suas ramificações e ferramentas se torna mais possível encontrar um caminho para dentro de nós mesmos.