O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) celebra, com o Instituto Hahaha, 13 anos de parceria, com a exposição O Respiro na Dor. Ao todo estão expostos, na Galeria de Artes do HC-UFMG, dez registros fotográficos com imagens ampliadas retratando o trabalho desempenhado pela palhaçaria profissional em ambientes hospitalares. O Respiro na Dor é parte da exposição A Arte do Encontro, lançada em 2024, no Instituto Hahaha, e que agora está disponível para apreciação de todo o público do hospital, até 10 de abril.
As imagens são da fotógrafa Carol Reis, que, com seu olhar sensível e poético, apresenta momentos de interação dos palhaços e palhaças com os pacientes, familiares e profissionais da saúde. Com mais de 20 anos de experiência na fotografia, a profissional destaca a transformação que a experiência trouxe para sua visão de mundo. “Expor essas fotos é dar oportunidade para que mais pessoas conheçam um pouco do trabalho que já levou alegria a cerca de um milhão de pessoas nos hospitais da rede SUS”, afirma Carol Reis. Para a gestora do instituto, Gyuliana Duarte, a exposição é uma oportunidade de celebrar essa história. “A palhaçaria é uma arte efêmera. A proposta é registrar e revelar, de forma poética e artística, o percurso do Instituto Hahaha nos atendimentos aos hospitais de Belo Horizonte.
Ao olhar para trás, valorizamos e celebramos todas as conquistas por meio de muito trabalho e dedicação”, destaca. Colaboradora do HC-UFMG, Talita Capistrano Castro afirma ser assídua visitante da Galeria de Artes e reforça que a exposição O Respiro na Dor provocou nela algumas reflexões. “As fotos demonstram, por si só, que há motivos para nos alegrarmos mesmo em momentos de angústia, e também que tudo passa”, pontua.