“Paco Pigalle: La Fiesta” ganha sua terceira edição em Belo Horizonte, trazendo novidades.
Após o sucesso das duas primeiras edições, a festa promovida pelo DJ e produtor Paco Pigalle, inclui agora a participação eletrizante da banda Habana Vieja, que apresenta os variados ritmos do Caribe.
Um DJ dedicado a buscar as manifestações sonoras que acontecem ao redor do mundo, Pigalle se junta à banda para um mano a mano musical.
A terceira edição de “Paco Pigalle: La Fiesta” será no dia 22 de junho, às 20 horas no Underground Black Pub (Av. Itaú, 540, Dom Cabral -Belo Horizonte).
Além desse encontro especial, a festa conta com as presenças do DJ Fred Marins, da bailarina e atriz Sandra Vidigal e do mágico Mr. Monkey.
Com uma história que atravessa fronteiras e culturas, Paco Pigalle, nascido em Casablanca, no Marrocos, e criado entre Paris e Málaga, na Espanha, chegou ao Brasil em 1986.
Após temporadas no Rio de Janeiro e em Porto Seguro, em 1989, escolheu Belo Horizonte como palco para novos empreendimentos.
Desde sua chegada em BH, Paco Pigalle tem cativado o público local e promovido a diversidade cultural de forma rápida e impactante na cidade ao longo de mais de três décadas.
Ele conta que sua missão por aqui sempre foi clara: encontrar um espaço para o pop francês, a salsa, o rock oriental, o gipsy groove e outros ritmos dissidentes, e divulgá-los em um país conhecido por sua tradição de pluralidade.
Paco revela ainda que em todos esses anos ele tem buscado gêneros musicais menos convencionais, enriquecendo assim o cenário cultural da cidade. "Sou mineiro há 35 anos e aqui me tornei um vendedor de alegria.
Isso é um presente maravilhoso que ganhei desta cidade", resume ele. Habana Vieja é um grupo que traz a música tradicional cubana em sua forma mais original. Entre a ”Salsa”, o “Bolero” e a “Guajira”, o grupo revive grandes sucessos de Buena Vista Social Club, Compay Segundo, Oscar D'Leon, entre outros.
Músicas como “Guantanamera”, “Chan Chan”, ”El Cuarto de Tula” e “La Negra Tomasa", convidam a uma viagem imaginária para a ilha do rum, tabaco e dos mojitos. Habana Vieja foi formado no ano de 2017 pelo percussionista, compositor e pesquisador de música folclórica latino-americana Camilo Bernales.
Os habaneros têm uma ampla experiência com apresentações em espaços culturais, festivais, eventos corporativos e festas privadas. Integram atualmente o Habana Vieja, os músicos Guto Aires (voz e percussão), Camilo Bernales (direção musical, três cubano e voz), Eduardo Santos (violão e voz), Felipe Menezes (contrabaixo), Lawrence Aguiar (trompete), Jhonson Encina (bongô e cowbell), Marcos Tinti (tumbadoras) e Rafael Leite (timbales).
O grupo resgata instrumentos característicos do son de Cuba, como o tres (instrumento de corda responsável pelo popular “tumbao”), além das percussões (Tumbadoras, Maracas, Güiro, Timbales, Bongô e Cowbell).