A Guarda centenária agora é Comunidade Quilombola certificada pela Fundação Palmares
A Irmandade Os Carolinos realiza festejo no dia 1 de outubro, sábado, às 18h, com o levantamento da bandeira de aviso, informando aos céus e à terra que uma festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário está para acontecer.
Em seguida, de 7 a 15 de outubro, sempre às 19h, a capelinha da Irmandade, localizada no bairro Aparecida, receberá os integrantes para a novena.
No dia 15 de outubro, sábado, às 19h, serão levantadas as bandeiras festeiras e, no dia seguinte, 16 de outubro, domingo, de 5h às 22h, acontece o festejo - festa-grande, nome dado ao dia principal da celebração, quando os Carolinos recebem diversas Guardas de Belo Horizonte e região metropolitana. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
A Guarda de Moçambique e Congo Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos foi fundada em 1917 e é a terceira mais antiga da capital ainda em atividade.
Há mais de 100 anos, os descendentes de Francisco Carolino mantém a tradição afro-mineira e realizam festejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, aos demais santos do panteão congadeiro, aos reinos negros e à ancestralidade.
No último mês de agosto a Irmandade foi certificada como Comunidade Quilombola pela Fundação Palmares.
Os Carolinos é o quinto Quilombo certificado de Belo Horizonte, junto com Família Souza, Luízes, Mangueiras e Manzo Ngunzo Kaiango. “Agora seguimos lutando pelo tratamento da rede de esgoto e pela titulação coletiva do território tradicional da Irmandade Os Carolinos, terreiro onde tenho orgulho de ter nascido, me criado e tornado Capitão da Guarda de Moçambique”, afirma Mauricio Tizumba, atual presidente da Irmandade.
Os Carolinos já foram tema de um documentário homônimo, de uma edição da Revista Marimbondo e de diversos estudos acadêmicos.
Também participaram do álbum “Aparecida, Reinos Negros” e do catálogo “Percursos do Sagrado: Irmandades do Rosário de Belo Horizonte e Entorno”.
Em 2019, o capitão-mestre da Irmandade, Nelson Pereira, foi reconhecido como Mestre da Cultura Popular de Belo Horizonte e Irmandade foi premiada na 7ª Edição do Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha, pela Secretaria da Diversidade Cultural (SDC), do Governo Federal.
Levantamento da bandeira de aviso: 1/10, sábado, 18h
Novena: 7 a 15/10, 19h
Levanto das bandeiras festeiras: 15/10, sábado, 19h
Festa Grande: 16/10, domingo, de 5h às 22h