O Instituto Casarão das Artes Negras promove mais uma agenda do Projeto Canjerê, que resgata costumes tradicionais da cultura negra.
No dia 22 de junho, o Canjerê Independência de Moçambique comemora os 49 anos da independência do país africano, conquistada em 25 de junho de 1975.
A programação trará uma apresentação especial do Bloco Afro Magia Negra com uma performance em homenagem ao país, por meio da musicalidade e da dança Marrabenta, que é patrimônio imaterial de Moçambique.
O evento possui entrada gratuita e acontece a partir das 17h, no Reinado Treze de Maio (Rua Jataí, 1309, bairro Concórdia).
Chegando em sua 8ª edição, o Canjerê Independência de Moçambique marca o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos pelo Instituto Casarão das Artes Negras na promoção da cultura de Moçambique em Minas Gerais.
A agenda fortalece relacionamentos junto aos moçambicanos residentes em Belo Horizonte, que fazem intercâmbio acadêmico, ou que exercem atividades profissionais na cidade, além de moçambicanos que vivem no país africano.
Para promover essa conexão cultural, o Bloco Magia Negra trará em sua apresentação a marrabenta, dança e música originária do sul de Moçambique, considerada um elemento fundamental na construção da identidade cultural do país.
A Marrabenta reúne diferentes elementos folclóricos moçambicanos e é um símbolo de resistência para a libertação do seu povo por meio de suas manifestações culturais e coletividade.
O Bloco Afro Magia Negra foi criado em 2013 na cidade de Belo Horizonte - MG, pelo artista plural e mineiro Camilo Gan partindo da atitude de reunir pessoas comprometidas no enfrentamento ao preconceito étnico-racial relacionado ao povo de pele negra.
O principal objetivo do bloco é promover a afrobetização por meio da cultura negra, com o intuito de desfazer feitiços racistas.