O Centro Cultural Unimed-BH Minas apresenta, com o patrocínio máster da Gerdau, seu primeiro festival de Teatro. O “Entre – Festival das Infâncias Gerdau” tem como objetivo oferecer oficinas e peças teatrais para o público infantil entre setembro e novembro de 2022.
Com a curadoria de Brenda Campos, atriz, pedagoga e fundadora da Insensata Cia. de Teatro, o festival visa levar para o público uma programação de teatro que não tenha rótulos e que seja pautada em criar nos pequenos o pensamento crítico, fomentar o desejo pela expressão artística e fidelizar o público.
Os ingressos são vendidos a preços populares na bilheteria do Teatro.
A curadoria para escolha dos trabalhos que fazem parte da programação elencou duas características como diretrizes: diversidade e compartilhamento. “A diversidade está presente nas estéticas, temáticas, na geografia dos trabalhos oriundos de diferentes regiões do país, incluindo um espetáculo internacional da chilena "La Negra María Cia de Teatro”.
O compartilhamento aparece no nome do festival. O termo "Entre" abraça as ideias de "para" e "com" crianças, sugerindo a criação de uma atmosfera relacional, que propõe a arte como espaço de compartilhamento entre infâncias diversas”, explica Brenda Campos.
Pesquisadora da infância, Brenda diz que pode-se pensar o termo no plural. “As infâncias podem ser entendidas no plural e por diversas perspectivas, mas principalmente duas orientam a curadoria de "Entre – Festival das Infâncias Gerdau": um olhar antropológico, que nos leva a considerar a multiplicidade de possibilidades de ser criança no mundo, e um olhar psicanalítico que permite conceber a continuidade da infância nos sujeitos de todas as idades”, diz a curadora.
Para Brenda, uma peça teatral voltada para o público infantil deve ter “respeito pelo público ao qual se destina e ser honesta do ponto de vista do criador, que compartilha com sua arte os assuntos e as imagens que lhe movem enquanto artista e ser humano''. Confiar na potência sensível e intelectual da criança é um bom começo”, observa.
Para André Rubião, diretor de Cultura do Minas, manter uma programação voltada para as crianças é fundamental. “O Minas e o seu Centro Cultural entendem que ter atrações voltadas para as crianças é primordial. É assim que educamos e fomentamos nos pequenos o entendimento da importância da cultura e o contato constante com a arte.
Além disso, por meio de ações com ingressos a preços populares, conseguimos democratizar o acesso à cultura em todos os nossos ambientes culturais”.