O Encontro Latinoamericano de Teatro (ELA), festival internacional idealizado pelas artistas e curadoras Carolina Correa e Tina Dias, acontece nas cidades de Nova Lima e Belo Horizonte dos dias 23 a 26 de maio.
É realizado pelo grupo ARMATRUX juntamente com os artistas Carolina Correa e Cris Diniz, e recebe espetáculos de Minas e outras cidades do Brasil, além de diversas obras internacionais, principalmente latino-americanas.
Nesta edição o Encontro contará com a presença da peruana Gabriela Wiener, escritora, jornalista e poeta conhecida por sua obra literária provocativa que explora temas como sexualidade, feminismo, corpo e identidade.
"Nosso intuito com criação do evento é promover o intercâmbio contínuo de criações artísticas e reflexões teatrais entre o Brasil e os países ibero-americanos, é ter uma ação onde podemos trocar com outras experiências latino-americanas, seja estratégias de circulação, manutenção, as distintas cosmologias desses povos e as políticas públicas culturais que existem em nossos vizinhos”, afirma Tina Dias.
“Buscamos trazer um outro olhar, para possibilidades de emancipação de nossos fazeres artísticos, sensibilizar com os processos históricos da América Latina, fortalecer os olhares sobre diversidades indígenas, afro centradas, de qualquer identidade de gênero e todas as alianças que somarem nessa lente que olha para Sul Global, para nós e quem caminha ao nosso lado.
Queremos colaborar para criação de repertórios um diálogo intercultural, ultrapassar a modernidade eurocentrada, em nossa região, seja em Belo Horizonte, Região Metropolitana ou interior de Minas Gerais, sendo ponte com países e produções hermanas, por esses caminhos, a cada edição, vamos seguindo com essa perspectiva decolonial ”completa Carolina Correa.
O Encontro Latinoamericano propõe narrativas múltiplas, estéticas diversas, e, em contrapartida, recebe influência cultural devido à participação de grupos de diferentes países, bem como a presença de centenas de pessoas de nosso estado.
O festival está em sua 4ª edição, sendo de alta relevância cultural e econômica para o nosso estado, tendo contado ao longo desse período com a participação de grupos do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Marrocos, Portugal e Uruguai.
Possui uma intensa programação cultural que envolve a comunidade e visa promover o teatro local.
As últimas edições registraram a presença de mais de 20 grupos nacionais e internacionais.