5ª Edição: ELA – Encontro Latinoamericano de Teatro

Ícone Descrição

Descrição

O ELA – Encontro Latinoamericano de Teatro está de volta, agora em sua 5ª edição, com participação de artistas acima dos 50 anos, expoentes das mais variadas vertentes teatrais do Brasil, Argentina e Equador. A programação reúne, de 1º a 5 de outubro, quarta a domingo, espetáculos selecionados a partir do recorte “Pluralidades e dissidências 50+”. Em cena, reflexões sobre gênero, envelhecimento, acessibilidade, representatividade, memória e identidade. 

O evento traz ainda mesas de discussão, encontros e um Cabaré de variedades 50+, conduzido pela atriz e palhaça do Grupo Trampulim, Adriana Morales. A 5ª edição do ELA – Encontro Latinoamericano de Teatro, sob a curadoria de Tina Dias, Cris Aguiar e Carolina Correa, conta com o apoio do Iberescena e a realização da Funarte – 50 anos. Toda programação acontece na Funarte MG (Belo Horizonte) e no C.A.S.A. – Centro de Arte Suspensa e Armatrux (Vale do Sol / Nova Lima). 

Os ingressos para os espetáculos custam R$20 e 10 (meia-entrada) e estão à venda na plataforma Sympla: na sympla. As demais atividades da programação são gratuitas. Mais informações: @latinoamericanoteatro. Idealizado em 2015 pelas artistas Tina Dias e Carolina Correa, o ELA nasce em Minas, mas desde o início, dialoga com várias partes da América Latina. “Criamos com o objetivo de ser um espaço internacional de intercâmbio e visibilidade para grupos que estão em intensa produção, mas fora dos grandes circuitos, ampliando assim as possibilidades de circulação e reafirmando a relevância do teatro como lugar de reflexão, diversidade e resistência”, comenta uma das curadoras, a atriz Carolina Correa. 

Sobre o tema desta edição, Pluralidades e dissidências 50+, a curadora Carolina Correa explica que o recorte foi pensado a partir de corpos e trajetórias que ainda sofrem com silenciamentos e exclusões, dentro e fora das artes. “Num momento em que o debate sobre diversidade e acessibilidade ganha força, é urgente criar espaços que reconheçam e valorizem artistas que, pela idade, gênero ou condição social, foram historicamente marginalizados”, comenta. Também na equipe de curadoria, Cris Aguiar acrescenta que, nesta edição, “além do reconhecimento das trajetórias e violências sofridas, queremos também colocar em evidência a potência artística das pessoas 50+”, diz.

 Segundo a atriz e gestora cultural Tina Dias, que completa o trio curatorial, a proposta deste ano é de uma inversão na lógica comum sobre as pessoas 50+. “São elas que estão hoje mais ativas e presentes nas políticas públicas, liderando movimentos, participando em decisões e mostrando um compromisso enorme com a transformação social. Enquanto muitas vezes se tenta associar a juventude à ação e a maturidade ao recuo, vejo exatamente o contrário: as pessoas 50+ são as que têm colocado corpo, experiência e voz na construção de um futuro mais justo”, contextualiza.

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Funarte MG - Rua Januária, 68 - Centro
C.A.S.A. - Rua Himalaia, 69 - Vale do Sol/Nova Lima
Centro-Sul
Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
A partir do tema “pluralidades e dissidências 50+”, o festival deste ano reúne espetáculos com reflexões sobre gênero, envelhecimento, acessibilidade, representatividade, memória, identidade, além de mesas de debate, encontros e um Cabaré de variedades 50+.

Entrada

Pago
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar