O edital do 23º Festival Cenas Curtas 2022 - Teatro e Audiovisual abre suas inscrições no dia 12 de maio.
Nesta edição, o evento, realizado anualmente pelo Galpão Cine Horto, segue com o objetivo fomentar e provocar a pesquisa de criação teatral e acrescenta ao seu escopo a linguagem do audiovisual, uma novidade provocada pelo contexto da pandemia entre isolamento e retorno às atividades presenciais.
O edital completo pode ser encontrado no site do Galpão Cine Horto, e as inscrições ficam abertas até o dia 29 de maio de 2022.
Serão selecionados 22 trabalhos, nas categorias: - Cenas de Palco: 16 (dezesseis) cenas que serão apresentadas com presença de público no Teatro Wanda Fernandes, nos moldes já tradicionais do Festival Cenas Curtas; - Cenas de Rua: 02 (duas) cenas que serão apresentadas com presença de público em rua ou praça pública, dentro da programação do Festival Cenas Curtas; - Cenas Online: 04 (quatro) cenas que podem ser apresentadas e transmitidas online e ao vivo do teatro wanda fernandes ou transmitidas de onde elas estiverem, de qualquer cidade do mundo.
O festival, com previsão de realização na última semana de agosto e primeira de setembro, busca estimular a experimentação das artes cênicas para formatos de curta duração no campo híbrido entre o teatro e o audiovisual e o retorno à pesquisa do teatro presencial.
As ações vão acontecer no Teatro Wanda Fernandes e em outros espaços do Galpão Cine Horto e seus arredores, além do canal do centro cultural no YouTube.
O resultado com criações selecionadas sai no dia 13 de junho, no site do Galpão Cine Horto.
As participantes receberão cachê para integrar a mostra e uma premiação de 10 mil reais será concedida a uma das cenas apresentadas, que será escolhida por uma comissão de seleção do festival, para que se transforme num espetáculo, conforme informações do edital.
O evento apresentará também os Rolês, categoria que traz a experimentação mais livre, fora das linhas do palco de teatro e que expande para outras linguagens da arte, como as artes visuais, a música, a dança, a performance e a intervenção urbana na programação.
O Galpão Cine Horto conta com patrocínio da Cemig e apoio da Usiminas.
A manutenção do centro cultural e de suas atividades é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.