Um dia para brincar com as crianças. Assim será a próxima edição do Festival Meu Vizinho Pardini, no dia 12 de outubro, quinta, das 9h às 16h, no Parque das Mangabeiras.
Pela primeira vez, o evento é realizado no Dia das Crianças e com uma programação especial, dedicada exclusivamente ao público infantil e as famílias.
O festival convida o espetáculo musical “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo da Mar”, o cantor Thiago Delegado com o show “Sambaby” e o músico Tom Nascimento com o projeto “Sois na África Mirim”.
O público poderá participar também de intervenções circenses do CircoLar. A programação será comandada pela apresentadora infantil Rúbia Lira. Todas as atrações terão tradução em libras e audiodescrição.
O acesso ao festival é gratuito. A Praça das Águas, no Parque das Mangabeiras, será palco do Festival Meu Vizinho Pardini edição Dia das Crianças, que recebe como show principal o espetáculo “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo da Mar”.
Sucesso entre a criançada, o musical infantil surgiu a partir dos vídeos de animações musicais no YouTube, de mesmo título, criados para despertar nas crianças, de forma lúdica e divertida, a atenção para o meio ambiente, a flora e fauna marinha, a importância da biodiversidade e as belezas naturais que existem em nosso planeta.
No musical, um navegador parte para o oceano com o objetivo de achar um grande tesouro e, conforme vai se encontrando com personagens marinhos, se encanta com a riqueza e a beleza dos animais e da vida marinha.
Ele percebe, então, que havia encontrado o maior de todos os tesouros, que não é ouro, nem prata e, sim, a beleza da vida, representada pelo ambiente marinho.
São 50 minutos de espetáculo que embalam adultos e crianças ao som de blues, rock, reggae, pop, afoxé e outros ritmos.
Estão presentes no palco animais como a baleia, o tubarão martelo, a estrela do mar, a tartaruga marinha, os peixinhos, golfinho, as sereias e também o caranguejo, a lula, o ouriço, o polvo, o siri azul e o peixe-palhaço.
O cantor Thiago Delegado apresenta o projeto “Sambaby”, primeiro trabalho infantil do compositor e violonista.
Em seu repertório, há canções folclóricas, um pouquinho de MPB, recriações de músicas de domínio público e composições próprias, como Sambete da Gostosura, feita para a filha Elis.
Somado ao violão, baixo (Aloizio Horta), bateria (André Limão Queiroz) e teclados (Christiano Caldas), Delegado traz o ukulelê para o palco com a garantia de combinações de ritmos e texturas. Sambaby: música instrumental para crianças apresenta o imponderável da experimentação, tão típico do universo infantil, num show cheio de suingue para um público de todas as idades.
Esta edição do Festival Meu Vizinho Pardini também convida o cantor Tom Nascimento com o show “Sois África Mirim”, direcionado ao público infantil, com músicas autorais e canções populares de domínio público.
O artista propõe uma performance de percussão corporal com as crianças, que participam da apresentação, ao lado do personagem “Tomzinho” (um boneco que interage com a plateia e com o Tom).
O trabalho faz link com o seu livro infanto-juvenil de Tom Nascimento, “A história do Tambor”, e desperta nas crianças o surgimento de afetos, memórias, sentimento de pertencimento, referências identitárias e suas relações com a história da Cultura Africana e Afro-brasileira.
O Festival Meu Vizinho Pardini é um evento para toda família, compartilhando momentos de entretenimento e lazer por meio da arte e cultura.
Um projeto Árvore, promovido em espaços públicos desde 2017, de forma democrática e segura.
É apresentado pelo Ministério da Cultura e Hermes Pardini, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Nesta edição, conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica.
Em 2022, cinco edições em áreas públicas e acessíveis de Belo Horizonte e região metropolitana, receberam um público total estimado em 25 mil pessoas. Foram 51 apresentações artísticas, 248 artistas envolvidos, 650 postos de trabalho gerados e mobilização de 25 organizações sociais e parceiras.
Todas as edições contaram com área dedicada a pessoas com deficiência, gestantes e idosos, além de tradutora em libras.
Como tudo começou Há sete anos nasceu o programa Meu Vizinho Pardini, com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre as equipes de atendimento das unidades do laboratório com a vizinhança de cada região.
Atenção, conversa e afeto estreitaram as relações entre vizinhos.
Desde então, o Hermes Pardini mobilizou ações informativas, palestras, bate-papos e visitas em escolas, empresas, associações, órgãos públicos, igrejas, asilos nas regiões onde estão suas unidades de atendimento aos clientes.
O Festival Meu Vizinho Pardini é uma atividade vinculada a esse programa.