Gastronomia é arte e inovação. E a Plataforma Fartura reconhece esta conexão em todas as suas frentes.
Como parte desse movimento realiza, nos dias 30 de setembro e 1° de outubro de 2023, a segunda edição do Festival Fartura em Inhotim, em Brumadinho - MG, no maior museu a céu aberto da América Latina.
Desta vez, a gastronomia originária brasileira será o ponto de partida da curadoria, que traz sabores da Amazônia a Minas Gerais, além de um convidado de Portugal, berço da cultura nacional.
Evento será realizado no espaço da obra externa Invenção da cor, penetrável Magic Square #5, De Luxe (1977), de Hélio Oiticica, onde a gastronomia terá interação com a obra do artista e com o Centro Educacional Burle Marx.
É esperado um público de 2 mil pessoas por dia, que terá opções de pratos e petiscos nos estandes de restaurantes convidados; além de cozinhas ao vivo – quando o chef prepara os pratos na hora e todos podem provar; haverá também espaço para aulas; a Mercearia Fartura, com produtos de origem; um espaço kids destinado aos pequenos; e um palco com shows musicais e DJs embalando a programação.
Entre os nomes já confirmados, estão: Bela Gil, uma chef que traz muito da culinária brasileira para sua cozinha; Marcia Nunes, Rodolfo Mayer, André Prates, Gabriel Trillo, Paulo Anijar, Débora Shornik, Leo Modesto, Kamira, cozinheira indígena do Xingu, Christiano Seabra, Cristóvão Laruça, Ju Duarte, Mariana Gontijo e Caio Soter. “Durante todo o ano, trabalhamos com o tema que mais norteia a Plataforma Fratura: ‘Da origem ao prato’. E nada poderia exemplificar melhor esse conceito que trazer para a pauta a discussão da comida originária brasileira.
A comida que sempre existiu, que estava aqui alimentando os povos tradicionais muito antes da chegada dos portugueses”, explica Rodrigo Ferraz, diretor da iniciativa. Para Carolina Daher, que divide a curadoria com a chef Morena Leite, será um encontro enriquecedor: “Fomos beber nas águas amazônicas.
Estamos trazendo chefs e cozinheiros que trabalham com as riquezas das matas, com as histórias e tradições tanto indígenas, quanto ribeirinhas.
Falar sobre ingredientes e técnicas brasileiras na sua essência e que, muitos de nós, desconhecemos. Trazer a Amazônia para Minas Gerais. O encontro das matas da floresta com os matos dos quintais”, comenta.
A primeira edição do Festival Fartura em Inhotim aconteceu em maio de 2022 e teve a formação e educação gastronômica como tema central.
Desta vez, sempre em convergência com a inovação presente em ambas as iniciativas, a sustentabilidade será um grande pilar, trazendo ingredientes e receitas não tão conhecidos pelo público. Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor.
As Expedições Fartura já visitaram todo o território nacional em mais de 100 mil km rodados em busca de histórias e receitas, que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdo para a web.
Essa pesquisa baseia também a curadoria dos eventos, que já aconteceram em todas as regiões brasileiras. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de Festivais Fartura em mais de 10 cidades, desde 2014.
O Festival Fartura em Inhotim é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Gasmig. Tem o patrocínio da Electrolux, Forno de Minas e Stella Artois, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. E conta com o apoio do Sebrae Minas.
O Festival é realizado pela Plataforma Fartura - Gastronomia do Brasil, Governo de Minas Gerais e Governo Federal União e Reconstrução.