8ª Edição FICC "Festival Internacional de Cerveja e Cultura"

Ícone Descrição

Descrição

O “FICC EM CASA”, versão virtual de um dos maiores eventos de entretenimento do país, está de volta e acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2021.

Desta vez, o Festival terá como temática o pioneirismo da cerveja artesanal de Belo Horizonte e seu legado em construção.

BH e sua região metropolitana, hoje, são destaque nacional e internacional como um polo cervejeiro artesanal.

Roteiros de turismo que aliam “a sede com a vontade de beber” abriram as portas de diversas fábricas para os visitantes que podem conhecer a produção das cervejas, a história dos empresários, além de degustar as bebidas.

As excursões começaram de forma tímida, em 2011.

Hoje, agências de turismo enxergaram a qualidade das microcervejarias e desenvolveram roteiros exclusivos, acompanhados por guias de elevada excelência.

Por sua vez, as fábricas adaptaram suas estruturas para receber os visitantes, instalando até bares temáticos e lojas para a compra de souvenirs.

Durante a pandemia, infelizmente, esse modelo de entretenimento e turismo, que estava em constante crescente, foi fortemente atingido.

Dessa forma, a 8a edição do FICC busca construir uma linha do tempo histórica, enaltecendo o pioneirismo da cerveja artesanal mineira e seu sofisticado legado, conduzindo ao protagonismo, tal potencial turístico da cidade de Belo Horizonte – com uma população de apaixonados por cerveja e boa gastronomia, fazendo jus ao título recentemente recebido da Unesco, como Cidade Criativa da Gastronomia.

O FICC EM CASA focará em 5 eixos: Música, Mundo Cervejeiro, Gastronomia, Cultura e Responsabilidade Social.

A edição acontecerá em formato de Lives e, em paralelo, será produzido um documentário com o título “Os Belos Horizontes da Cerveja Artesanal: do pioneirismo ao seu legado.

O festival contará com o renomado músico e produtor de vídeos, Matheus Gontijo (da Insônia Filmes) no comando do documentário, e uma equipe da Play Cultural que percorrerá diversas fábricas, como Brewpus, TapHouses e bares com foco em artesanais.

Serão realizadas entrevistas com os pioneiros e até os mais jovens, como o casal Miguel e Ustane, fundadores da premiada cervejaria Wals; o alemão Hans Joachin, fundador do tradicional Stadt Jever; o austríaco Herwig Gangl, fundador e proprietário da Krug Bier; Marco Falcone, que em 2004 fundou a Falke Bier; os fundadores da Cervejaria Albanos Rodrigo Ferraz, e um dos seus diretores, Felipe Tavares, dentre outros.

O documentário será um curta-metragem e terá a duração de até 25 minutos.

O lançamento se dará na Live de encerramento da edição, que contará com a presença de um dos maiores roqueiros do país: Supla, que já esteve no festival, na histórica edição do palco 360o, realizada no Mineirão.

Para enaltecermos a cidade de Belo Horizonte, serão realizadas duas lives.

A primeira acontecerá em uma das unidades de produção da cervejaria Albanos, grande parceira do Festival e que representa uma das primeiras cervejarias artesanais de Belo Horizonte.

Com isso, pretende-se seguir o tema “do pioneirismo ao legado”.

A Live contará com a apresentação do processo e da estrutura de produção dessa unidade, que se localiza no bairro Anchieta – também contará com a síntese da essência gastronômica do bar do Albanos, além do show do extraordinário músico Daniel Lima.

A Live será transmitida no dia 25 de agosto. Já a segunda ocorrerá no complexo gastronômico que une o tradicional restaurante La Traviata, além da Hamburgueria Sava e a cervejaria Inspetor Sands, que funcionam em um mesmo Pub.

Aqui, vale destacar as 15 torneiras da Inspetor Sands, com cervejas da melhor qualidade, produzidas in loco e marcadas pelo sabor único e os preços acessíveis e justos.

“Estamos sempre em busca de novos horizontes, cruzando as fronteiras do mundo cervejeiro e explorando suas tendências.

Embarcamos todas as manhãs em uma aventura desafiadora: estimular a experimentação de novos sabores e despertar paixões inesperadas”, afirma Gabriel Motta, um dos sócios do Pub cervejeiro.

Na ocasião, será apresentada a estrutura e os mecanismos de produção dos parceiros acima citados, além da degustação das cervejas em um formato de bate-papo e, claro, com um bom show de rock, que não pode faltar no FICC.

Haverá experiências gastronômicas com o pratos e petiscos da La Traviata, com a síntese da história da família Biaggione, imigrantes italianos que contribuíram com a construção histórico- cultural da cidade, e uma apresentação musical refinadíssima com a Cash, em formato acústico, sendo a banda campeã de bilheteria, por anos, nos conceituados bares do Circuito do Rock.

A Live será transmitida no dia 26 de agosto. Para a Live de encerramento, no dia 27 de agosto, como de costume, o FICC trará um gigante do rock nacional – Supla e sua banda serão as “cerejas do bolo”!

A escolha do artista se fez por sua afinidade com o festival, tendo realizado participações históricas em edições passadas.

A abertura ficará com a banda Glasgow 9, formada por um publicitário e dois médicos cirurgiões, que encontraram no rock’n’roll uma válvula de escape para a tensão presente na rotina das salas de cirurgias dos hospitais.

Essa Live será transmitida, bem como as anteriores, no canal do evento no YouTube.

Durante todas as Lives, serão divulgados o deliverys das cervejarias parceiras, no intuito de fomentarmos e fortalecermos, financeiramente, o setor.

Ícone Localização

Localização

online
Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
a
a
Maior festival mineiro de cerveja, arte, música e cultura, o FICC VIII trará como tema, "Os Belos Horizontes da Cerveja Artesanal: Do pioneirismo ao seu legado".

Entrada

Gratuito
Ícone Promoção

PROMOÇÃO

Play Cultural Ltda
Ícone Realização

REALIZAÇÃO

Play Cultural Ltda
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar