A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura realizam, entre os dias 5 de junho e 3 de julho de 2020, o festival on-line FIQ EM CASA. A ação foi estruturada para a difusão de conteúdos relacionados aos Quadrinhos e à Animação no contexto de combate à pandemia da Covid-19, com uma programação feita pelos artistas de suas próprias casas, seguindo os protocolos de saúde vigentes em Belo Horizonte. As transmissões ocorrerão pelo canal da Fundação Municipal de Cultura no YouTube e também pelas redes sociais do FIQ: Instagram; Facebook; e Twitter.
A programação completa está disponível no portalbelohorizonte.com.br/FIQemcasa. Nesta edição especial do FIQ, diferentes tipos de atividades foram planejadas para serem ofertadas à população, como lives com quadrinistas e animadores, em conversas sobre técnicas artísticas e de produção; entrevistas com pesquisadores, editores e produtores de conteúdo sobre as perspectivas do mercado; e a exibição de vídeos, nos quais os quadrinistas irão mostrar seu local de trabalho, rotina, material artístico e processo criativo em casa.
Também merecem destaque a atração #FIQemCasaDesenhando, que convidará artistas e o público a mostrar desenhos produzidos durante o período de isolamento e distanciamento social, e o compartilhamento de materiais de Quadrinhos on-line gratuitos ao público durante o período do Festival. Vale ressaltar, ainda, que os áudios das atividades apresentadas ao vivo serão disponibilizados também no formato de podcasts, por meio deste site. Secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin ressalta a importância do fomento à produção de quadrinhos e animação.
“O Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte é uma referência nacional, reconhecido pelos artistas que se dedicam aos quadrinhos e à animação, e temos o compromisso de fomentar essa produção transversal, que conjuga artes visuais e literatura. Esperamos que o FIQ em CASA, planejado com todo o cuidado e seguindo os protocolos de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, possa ser aproveitado pelo maior número de pessoas possível, sejam admiradores antigos ou novos, para descobrir a arte dos Quadrinhos”.
Todas as conversas e entrevistas realizadas nas lives contarão com intérpretes de libras e serão mediadas pela equipe do FIQ, viabilizando, desse modo, uma maior acessibilidade e interação do público com os convidados.
Os participantes estão sendo orientados remotamente pela produção do Festival, com as medidas necessárias contra o contágio do Coronavírus e a formatação de cada apresentação conforme as exigências sanitárias de prevenção à pandemia. Além disso, em todas as apresentações do FIQ em Casa serão veiculadas mensagens de conscientização ao público, visando a ampliar o combate à Covid-19 em Belo Horizonte.