A moda como um amplo fenômeno cultural e as discussões mais quentes da atualidade em torno desse universo sob a ótica cinematográfica.
Esta é a proposta do Festival Internacional de Documentários de Moda (FEED DOG BRASIL), que pela segunda vez desembarca em Belo Horizonte.
De 01 a 06 de outubro, terça a domingo, no Sesc Palladium, no Museu da Moda (MUMO) e na Una – Campus João Pinheiro II, uma intensa programação gratuita vai revelar diversos elementos que envolvem o mundo da moda, que vai muito além do que se vê nos desfiles e nas vitrines.
Criado no ano de 2015 em Barcelona, o FEED DOG iniciou sua atuação no Brasil com a realização de uma edição em São Paulo, em 2017. Em 2018 realizou uma edição em Belo Horizonte e agora retorna com uma nova programação. São 11 documentários, sendo 08 inéditos, além de debates e oficinas que reafirmam a moda como uma atividade de identificação universal.
Com curadoria da documentarista e jornalista Flávia Guerra e do publicitário Marcelo Aliche, o FEED DOG BRASIL retorna a Belo Horizonte, cidade conhecida como a “Capital da Moda” por suas iniciativas para alavancar o setor, que inclusive abriga o primeiro museu público destinado à atividade de moda no Brasil, o MUMO.
Outra atração do Festival FEED DOG no Museu da Moda de Belo Horizonte é a exposição “Alfaiarte”, sobre a arte da alfaiataria, em cartaz até o dia 27 de outubro. A mostra, do alfaiate artista Marcelo Blade, apresenta as várias etapas de criação de um terno com a exposição de sete peças em diferentes estágios do feitio, expondo artisticamente estes afazeres até se chegar à peça final. Tirar as medidas, escolher e cortar do tecido, modelar e outros detalhes tão significativos para alcançar uma peça elegante estarão representados.
O festival também acontece no Sesc Palladium e na Una – Campus João Pinheiro II. A programação completa, que vai até o dia 6 de outubro, está disponível no site br.feeddog.org/