A Casa da Floresta recebe nesta sexta-feira, 26, o lançamento do livro “O Iníci O”, de Anderson Feliciano e Mário Rosa.
O tempo, a memória, a narração e o encontro entre dois personagens, são alguns dos elementos escolhidos pelos escritores para narrar as vivências e aprendizados descritos no livro, considerado por eles um pequeno romance fragmentado.
Mário Rosa ressalta que a obra partiu da experiência de uma escrita despretensiosa, sem a intenção de resultar em um livro. “Realizamos uma viagem para Montevidéu em 2013 e decidimos, nessa circunstância, fazer o exercício de construir uma narrativa entre dois personagens que, assim como nós, estivessem em viagem pela mesma cidade.
Cada um assumiu a perspectiva de um personagem e depois, no retorno, fomos articulando os fragmentos”, explica.
A ideia de movimento, presentes na viagem, no rio que parece mar, na errância, na infância e nos afetos, compõem esta história de uma aprendizagem.
Para Anderson Feliciano, a não preocupação em errar, foi uma aliada na criação do livro, o que fez com que os escritores experimentassem diversas formas de escrita. “Foi um processo especial. Éramos cúmplices.
Anotava tudo que era possível. Buscava de alguma maneira apreender a alegria dos encontros e das errâncias por aquela cidade que tem um rio que de tão grande parece mar.
A princípio não havia um tema, era apenas um desejo de registar poeticamente a experiência daquela viagem”, conta.
O evento de lançamento é gratuito e acontece às 19 horas na Casa da Floresta, localizada na Rua Silva Ortiz, nº 78, Floresta. A obra é viabilizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.