Lançamento do livro: “Histórias de Fininha, minha mãe”

Ícone Descrição

Descrição

Acontece no dia 21 de novembro, quinta-feira, às 19h, no Complexo Cultural Funarte MG, o lançamento do livro “Histórias de Fininha, minha mãe”, seguido de bate-papo com a autora Cida Pereira e Luci F. 

Pereira (convidada), pocket show de Sérgio Pererê (com participação especial de Bruno Oliveira), venda de livros e sessão de autógrafos. 

Histórias de Fininha, minha mãe mescla ficção e realidade, pois baseia- se na vida de dona Fininha, benzedeira, ganhadora do prêmio Mestre da Cultura Popular da cidade de Belo Horizonte, no ano de 2013, categoria benzedeira. 

O texto mostra as condições precárias vividas por uma família preta numa cidade do interior do estado de Minas Gerais, cujo nome é omitido, ao longo da narrativa, com a finalidade de levar o leitor a identificar-se fatos contados pelo ancestral, avó, avô, tio, tia, pai, mãe.

 A história passa-se numa cidadezinha qualquer em meados das décadas de 1940 e 1950. 

Todas as personagens trabalham, não há distinção entre as funções de um adulto e de uma criança quando o assunto é a luta pela sobrevivência. Embora a mãe de Fininha fosse movida pela fé e devoção, ela não aceitava a aptidão da filha para o benzimento e os caminhos da cura, portanto submetia-a a duros castigos. 

A linguagem oral está presente na fala das personagens, assim como a cultura popular com suas rezas, crenças, danças, culinária e medicinas alternativas.

 Os fatos são narrados com muita sensibilidade, levando o/a leitor/a a mergulhar no mundo das sensações vividas pelas personagens. Fininha é uma criança esperta, curiosa, preocupada com o bem-estar de todas as pessoas que a cercam, porém não tem tempo de viver a infância, pois trabalha desde cedo para contribuir com o sustento da casa. 

A luta pela sobrevivência faz com que a família vá se separando, devido à partida dos filhos em busca de oportunidades na capital. Os fatos narrados por dona Fininha foram contextualizados e ambientados, assim foi criado um narrador para contar as situações vividas pela família, logo, todos os ancestrais tornaram-se personagens.

 O livro leva a uma reflexão sobre ancestralidade e memória que devem ser lembradas e discutidas, com toda reverência, para além do reduto familiar. 

Este projeto foi contemplado no edital Funarte Aberta MG.

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Funarte MG – Rua Januária, 68 - Centro
Centro-Sul
Ícone eventos mesmo local

Eventos neste mesmo local


Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
Um livro que leva a reflexões sobre ancestralidade e memória através de histórias de Dona Fininha que, hoje, reverberam através da voz de uma de sua filhas: a autora Cida Pereira.

Entrada

Gratuito
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar