A Fundação Clóvis Salgado realiza na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, um bate-papo que aborda o processo de criação, a estreia em Ouro Preto, além das expectativas para a temporada em Belo Horizonte da ópera inédita, Aleijadinho.
Com entrada gratuita, o debate conta com as participações do maestro e compositor Ernani Aguiar e do libretista André Cardoso, responsáveis pela composição da obra. A mediação do bate-papo será do regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Silvio Viegas, que também assina a regência de Aleijadinho, espetáculo operístico que narra a história do maior artista do barroco mineiro.
A conversa, traz discussões acerca dos pontos de partida do espetáculo, destacando as ideias e projeções, além de apontar como a ópera foi elaborada e produzida ao longo do tempo.
“Nós poderíamos intitular esse bate-papo como a criação de uma ópera brasileira em pleno século XXI. É isso o que iremos abordar, relata Silvio Viegas.