Helena Ignez, um dos nomes mais revolucionários do cinema brasileiro, ganha sua primeira retrospectiva integral como diretora na Mostra A Mulher da Luz Própria. Pela primeira vez, todos os filmes que dirigiu serão exibidos em uma única mostra, acompanhados por obras em que atuou e títulos que marcaram sua trajetória.
Atriz de filmes icônicos como “O Bandido da Luz Vermelha”, “O Padre e a Moça” e “A Mulher de Todos” e parceira de criação de cineastas que transformaram a linguagem cinematográfica, Helena também construiu uma trajetória autoral como diretora.
Entre os anos 1960 e 1970, ela revolucionou a relação entre corpo e câmera e construiu uma filmografia singular, agora reunida nessa retrospectiva inédita. De 20 de março a 4 de abril, no Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas, o público poderá acompanhar essa homenagem a uma das artistas mais inventivas do país.
Os ingressos são gratuitos, com distribuição presencial 1 hora antes da sessão. A mostra também oferece sessões comentadas com a presença de Helena Ignez, Sinai Sganzerla e convidados, além de uma oficina de atuação e uma edição especial da revista Vai e Vem dedicada à artista.