O Complexo Cultural Funarte MG recebe nos dias 29 e 30 de novembro, a 4ª Mostra de Arte Insensata que celebra a arte produzida pelos usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Belo Horizonte. A entrada é gratuita e o espaço está sujeito à lotação. A programação completa está disponível aqui.
A Mostra, que tem como tema “Ao Avesso, a Torto e a Direitos”, contará com exposição de telas, esculturas, desenhos, cerâmicas e bordados. No total são cerca de 220 obras produzidas por 49 artistas que participam das oficinas de arte promovidas nos Centros de Convivência, no Arte da Saúde: Ateliê de Cidadania e ainda pelos usuários atendidos e acompanhados pelo Consultório na Rua e pelos Centros de Referência em Saúde Mental.
A exposição revela talentos, sentimentos e vivências, celebrando a liberdade de criar e existir. Além da exposição dos trabalhos, a Mostra terá shows de grupos também formados por usuários da Rede de Saúde Mental do município e apresentações de artistas nacionais como BNegão, Júlia Rocha e Seu Vizinho. Haverá ainda exibição de filmes e curtas-metragens, oficinas de dança, rodas de conversa, saraus e apresentações teatrais.
No espaço expositivo, também serão realizados, durante todo funcionamento da Mostra, os Ateliês Abertos que terão a participação dos artistas produzindo as obras e recebendo o público. Além disso, será montado o Mercado Maluco, onde haverá venda dos produtos também produzidos pelos usuários dos equipamentos de Saúde Mental de Belo Horizonte. “A Mostra é o momento da celebração do cuidado em liberdade. Essa é uma grande oportunidade para a população conhecer e apreciar os trabalhos feitos nos nossos importantes serviços de Saúde Mental.
O talento e a originalidade dos nossos usuários-artistas e o conjunto das atividades que fazem parte da programação são uma síntese do papel da arte, da cultura e do laço social como ferramentas fundamentais e transformadoras para a cidadania das pessoas com sofrimento mental", ressalta o secretário municipal de Saúde Danilo Borges Matias.