A mostra e seminário “Drummond e o cinema” explora as relações intrínsecas entre vida e obra do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) com o cinema, em suas múltiplas faces, ao longo do século XX, sem desconsiderar suas reverberações na contemporaneidade. Ao longo da mostra, serão discutidas a influente presença dominante de Drummond nos debates literários e sociais interessados em discutir nossa modernidade.
Em outras palavras, esboçar elementos para uma questão que se revela hoje incontornável: por que Drummond? A poesia drummondiana, comparável às grandes obras do século se afirma não apenas como forma criadora original, servindo de parâmetro estético para a literatura brasileira, mas também como percepção alargada da história, sem, no entanto, se reduzir ao registro documental.
Atenta ao universo sensível criado pelo poeta cinéfilo, a mostra reúne, com o duplo desejo de celebração e provocação crítica, alguns filmes e atores admirados e/ou comentados por Drummond com outros inspirados e/ou adaptados de sua obra poética. Para tanto, conta, em sua diversificada programação, com o auxílio luxuoso de comentadores da primeira linha da crítica cinematográfica e cultural brasileira, em mesas de conversação com o público, disseminadas durante os dias de realização do evento. A entrada na sala Humberto Mauro, esse templo do cinema belo-horizontino, é gratuita!