A Rua da Bahia, na região central de Belo Horizonte, vai se tornar o polo da contação de histórias do Brasil entre os dias 22 e 26/11. Com programação para crianças, jovens e adultos, a Candeia - Mostra Internacional de Narração Artística chega a sua sexta edição entre os dias 22 e 26/11. Desde a primeira edição, em 2017, a mostra atendeu a um público de aproximadamente 10 mil pessoas.
A Candeia vai ocupar equipamentos culturais no corredor cultural da Rua da Bahia, no centro da cidade, com atividades de contação de histórias, oficinas, rodas de conversa e lançamentos de livros. A mostra é realizada pelo Instituto Abrapalavra, organização fundada pelos artistas Aline Cântia e Chicó do Céu que atua no campo das narrativas e artes integradas.
A mostra busca expandir o conceito de contação de histórias para além das atividades voltadas para crianças, ainda que o evento guarde um espaço só para os pequenos, com a Candeinha. Para 2023, a mostra vai debater o papel da narração artística como algo integrado à vida da cidade, por isso a escolha de espaços ao longo da Rua da Bahia. A via no centro de BH é reconhecida pela vida cultural pulsante ao longo da história da cidade, sendo a primeira a abrigar uma livraria na capital.
Além de trazer narradores locais, como as Vizinhas das Cantigas, Gislayne Matos, Michelle Ferreira e Cida Falabella, o evento também contará com a presença de nomes de outros estados, como André Curvelo (RJ), Cristino Wapichana (RO), Emilie Andrade (SP), e também do exterior, casos de Javier Ceballos (Equador) e Rosanna Reátegui (Peru).
Todas as atividades da Candeia contam com interpretação de libras e presença efetiva da comunidade surda. Os espaços também oferecem acessibilidade para pessoas com deficiência.