O projeto “Formações na Pampulha” é uma ação integrada entre os museus públicos municipais do Conjunto Moderno, com o objetivo de realizar encontros de formação entre especialistas e professores, educadores, estudantes e interessados nas áreas do patrimônio, das artes, da arquitetura, do paisagismo, do design e da educação.
Em junho, o Pampulha Território Museus convida o público para o encontro "Modernismo Popular - molduras conceituais para entender as cidades brasileiras", com o arquiteto Fernando Lara - diretor do programa de Doutorado em Arquitetura da Universidade do Texas e autor do livro “A Excepcionalidade do Modernismo Brasileiro” (2018). O evento integra o ciclo de formações de 2021 e propõe um debate acerca da arquitetura moderna no Brasil, a partir da ótica da sua recepção e apropriação popular. Para Lara, a excepcionalidade da arquitetura moderna brasileira está associada à sua disseminação e penetração nas casas populares - crítica atual e necessária no processo de descolonização da historiografia brasileira.
Esta atividade reafirma o compromisso dos museus públicos municipais da Pampulha em oferecer ao público experiências reflexivas e sensíveis no campo da arquitetura, do paisagismo, das artes e da história da Pampulha, articulando o legado de Juscelino Kubitschek às discussões contemporâneas.
A atividade é gratuita e conta com emissão de certificado. Para participar, o interessado precisa fazer sua inscrição pela plataforma Sympla, no link https://cutt.ly/0nMIwgS, até o dia 22 de junho.
O encontro acontece respeitando todos os protocolos de combate à Covid-19.
O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico.