No dia 16 de maio, quinta-feira, a partir das 19h30, a Academia Mineira de Letras (AML) promove, dentro do projeto mensal Livro do mês, a palestra “O que dizem as cartas?”, seguida do lançamento de “Cartas que falam – ensaios sobre epistolografia” (Relicário Edições, 2024). Com entrada gratuita e interpretação em Libras, a palestra acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 235925), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e seiscentos médicos cooperados e colaboradores.
"Um especialista em Epistolografia de escritores (ou seja, um escritor que estuda cartas e correspondências). Assim pode ser chamado Leandro Garcia. No seu livro, intitulado Cartas que falam – ensaios sobre epistolografia (Relicário Edições, 2024), o professor traz a coletânea de todos os ensaios e outros trabalhos sobre estudos de cartas e correspondências de escritores e intelectuais. São mais de 20 textos teóricos que abrangem diferentes autores da literatura brasileira e a produção epistolar destes, em diálogo com diferentes áreas: estudos literários, história, sociologia, filosofia, teologia, biografismo, memorialismos e outros saberes."
Na palestra, o professor pretende ler e discutir algumas cartas: “são conteúdos que nos ajudam a pensar um pouco sobre a história recente do Brasil e também sobre determinados aspectos da cultura brasileira, pensando o Gênero Epistolar em diversas possibilidades hermenêuticas”, comenta.
Leandro também vai abordar as mudanças de comportamento no contexto da transformação digital. “Com o advento das comunicações eletrônicas, o costume de escrever cartas foi, aos poucos, abandonado. O que deixamos de escrever e registrar nas nossas missivas? O que deixou de ser trocado no vai e vem das cartas? Estamos falando de um gênero de escrita que já morreu nesta sociedade tão midiatizada e virtualizada?”, reflete.