Com estreia em dezembro de 2012, Cordéis dos Cafundó é um espetáculo cênico-musical que alia a tradição de raiz aos desafios da contemporaneidade através da literatura de cordel. Com cerca de uma hora de duração, é encenado por Cascão e o Trio dos Cafundó, são 12 declamações de poemas: alguns de sua autoria, outros selecionados do nosso romanceiro popular, alguns deles anônimos. Nos entreatos há elementos da narrativa da saga do cordel com seus autores mais expressivos.
O personagem vivido pelo autor é um caixeiro viajante que vende raízes, brinquedos e folhetos de cordel. A atmosfera cênica é uma praça onde ele, como artista mambembe, manipula mamulengo, dança com a boneca namoradeira, joga diabolô e é ventríloquo. Esse contador de histórias chega a uma grande cidade e vê confrontado o seu universo telúrico com a overdose urbana e tecnológica. Na verdade, encarna a trajetória milenar dos trovadores andarilhos que fazem da arte de rua a sua sobrevivência.
O cenário transmutasse durante a narrativa e é composto, além de elementos cênicos, por projeções de imagens e vídeos, como, por exemplo, uma filmagem do bando de Lampião quando o personagem declama o ontológico “O grande debate de Lampião com São Pedro”, de José Pacheco. A música permeia todo o espetáculo executado ao vivo pelos musicistas com sanfona, instrumentos de corda e percussão.
Produção: Rodolfo Alexandre Cascão Inácio.
Data: 25, 26, 27 e 28 de Maio, quinta-feira às 15h, Sexta e Sábado às 20:00h e Domingo às 19:00h.