O "I Encontro de Máscaras de BH (I EMBH)" é um projeto de caráter inédito, dentro do setor das artes cênicas, que visa proporcionar um encontro de intercâmbio entre artistas, pesquisadores, estudantes e público, reunidos a partir da prática e da pesquisa em torno do uso da máscara no teatro. Com uma programação que reúne 19 (dezenove) atividades, de cunho artístico e formativo, o evento envolve artistas profissionais, reconhecidos na cena belo-horizontina, bem como das cidades de Porto Alegre, São Paulo e Campinas, além das selecionadas via edital.
A programação dos espetáculos foi pensada a partir de três categorias: a primeira composta pelos artistas idealizadores do evento, isto é, a “mostra da casa”; a segunda composta por trabalhos escolhidos previamente pelos programadores, a “mostra dos convidados”; e a terceira composta por espetáculos selecionados pela curadoria do edital, a “mostra aberta”. O evento tem duração de 8 (oito) dias corridos, previstos para o período de setembro de 2022.
A sua programação engloba oficinas, espetáculos, aula-espetáculo, exposição, bate papos (prosa, café e máscara), palestras e discotecagem em sua maioria, de grupos e artistas de BH, com o intuito de valorizar a produção artística local e o intercâmbio entre os artistas. O encontro é voltado para artistas, educadores, pesquisadores, estudantes e apreciadores da arte da máscara, provenientes de diferentes camadas sociais, gêneros, faixas etárias e etnias.