Os últimos anos da vida de Guimarães Rosa foram transformados no espetáculo “Pormenor de Ausência”.
O monólogo, traz o ator Giuseppe Oristânio interpretando o autor. Prepare-se para uma viagem emocionante à mente do grande Guimarães Rosa! A saga do escritor mineiro para se tornar um Imortal da Academia Brasileira de Letras ganha vida no palco, com o espetáculo "Pormenor de Ausência". Uma obra baseada em uma pesquisa profunda de Livia Baião, que explorou as cartas e manuscritos do próprio Guimarães Rosa.
A peça revela um lado menos conhecido do autor, mergulhando em seus dilemas, misticismo, religiosidade e na essência de suas obras e personagens. Tudo isso é magistralmente interpretado por Giuseppe Oristânio, que nos leva a uma jornada pelos vários aspectos da humanidade de Guimarães.
O solo acompanha os últimos anos de vida do célebre escritor mineiro Guimarães Rosa, passando por sua nomeação na Academia Brasileira de Letras, ascensão nacional e internacional, frustrações e morte.
A saga de Guimarães Rosa para realizar o seu quase obsessivo desejo de se tornar um Imortal da Academia Brasileira de Letras é transposta para o palco na peça Pormenor de Ausência. O trabalho é resultado de uma pesquisa aprofundada feita pela autora Livia Baião que se debruçou sobre os acervos de cartas e manuscritos do próprio Guimarães Rosa.
De acordo com Lívia, o texto procurou dar voz a um lado quase desconhecido do grande escritor, contrapondo sua genialidade às questões que o atormentavam em seus últimos anos de vida.
O monólogo traz o ator Giuseppe Oristânio em uma interpretação sensivelmente humana de Guimarães. Todas a faces humanas do escritor são retratadas por Oristanio, como seus dilemas existenciais, sua relação com o misticismo e a religiosidade, as entrelinhas de suas obras e personagens e, claro, sua mineiridade.
A direção do espetáculo é do encenador e ator Ernesto Piccolo.