Município de Ciriguela. Após ser presa pela vigésima quarta vez, Xuxeta recebe a notícia de que ser transferida para o presídio de segurança máxima Xilindró. Neste intervalo, ela irá se despedir de suas amigas e companheiras de cela: Boquinha e Tomtom. Compartilhando momentos marcantes de suas vidas, elas transformam a prisão em um picadeiro de circo, enquanto celebram a cultura queer, com muita música, humor e emoção.
Após grande sucesso na TV, personagem chega aos palcos para contar sua história jamais exibida nas telas “Xuxeta, a Bixa Caça-Treta” traz aos palcos as origens desta icônica personagem criada para a TV por Caike Luna e Lindsay Paulino, sucesso nas 4 temporadas de “Xilindró”, do canal Multishow. Na peça, o público é transportado para a intimidade de Xuxeta e acompanha os momentos que antecedem sua transferência para o presídio de segurança máxima homônimo à série de TV, após ter sido detida pela vigésima quarta vez.
A trama se passa no município de Ciriguela: uma cidadezinha conservadora, parada no tempo. Ali, Xuxeta cumpre pena e divide cela com as amigas Boquinha, Tomtom e com a gata Sula Miranda, protetora da chave mestra do presídio e comparsa da protagonista. Durante a despedida, as três amigas irão compartilhar momentos marcantes e divertidos de suas vidas, transformando a prisão em um picadeiro de circo, enquanto celebram a cultura queer, sua luta e resistência, com muita música e humor.
Elas também mergulham no universo fantástico do “faz de conta” para encenar histórias, despertando o imaginário do público e ressignificando tanto o espaço da cela quanto o rótulo de “criminosas” das personagens. Do ponto de vista da encenação, a relação dos atores em cena se dá por meio de jogos e gags típicos do universo dos clowns, uma linguagem da palhaçaria com referências significativas no imaginário popular. Por isso, “Xuxeta, a Bixa Caça-Treta” promete entregar ao público muita diversão e emoção, na medida em que estes brinquedos e brincadeiras, além de resgatar as memórias da infância, também nos fazem saborear a lembrança dos laços afetivos, seus doces e seus amargos.
“Para compor os momentos lúdicos do espetáculo, eu pesquisei jogos, brincadeiras, programas de TV e comerciais que marcaram os anos 80 e 90. Claro, a peça é para os fãs e o público de todas as gerações, mas quem viveu as décadas de 80 e 90 vai se identificar muito, em vários momentos. O espetáculo é, sobretudo, uma grande homenagem às décadas de ouro da cultura pop”. – Lindsay Paulino, autor do espetáculo e intérprete de Xuxeta.
O evento acontecerá no GRANDE THEATRO UNIMED-BH.