Entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, Belo Horizonte recebe a primeira edição do torneio Gol Pelo Clima, que vai reunir 16 delegações de povos originários em uma competição de futebol com equipes masculinas e femininas. Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado no Estádio Mário Ferreira Guimarães, conhecido como Baleião - sujeito a lotação.
A competição, organizada pela SIFBA (Seleção Indígena de Futebol do Brasil e das Américas), tem como proposta fortalecer o protagonismo indígena na luta contra a crise climática, além de promover a igualdade de gênero e a inclusão por meio do esporte.
Ao todo, participam oito equipes masculinas e oito femininas. Dessas, há representantes dos povos Xakriabá, Pataxó, Pataxó Hã-Hãe, Xukuru Kariri, Krenak, Maxakali, de Minas Gerais. Assim como a delegação convidada Xunaty, de Brasília.
A programação inclui atividades noturnas, com apresentações que celebram a diversidade e a arte indígena, além de bandas periféricas e locais. Entre os convidados previstos estão a deputada Célia Xakriabá- uma das grandes apoiadoras do evento-, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, o DJ Alok e o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho.
Programação:
25/02
09h - Cerimônia de Abertura
11h - Início dos Jogos
26/02 e 27/02
08 às 19h - Continuação dos jogos do torneio
28 de fevereiro
Disputas de terceiro e quarto lugar
1º de março
À tarde - Finais
Após as 18h - Cerimônia de Premiação (duração de 1h)
Programação noturna:
A partir do dia 27/02, haverá atividades culturais para celebrar a diversidade e a arte indígena regional, além de apresentações de bandas periféricas e locais, das 20h às 23h.