Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita.
Confira a agenda do Centro Cultural Vila Marçola logo abaixo
Visita Orientada – Literatura infantil
Visita mediada à Biblioteca, demonstrando acervos e possibilidades. A literatura infantil é porta de entrada ao universo literário, desenvolve o imaginário da criança e do adolescente, suas emoções, conexões. Oportunizar o acesso aos livros e à leitura é função a ser desenvolvida com responsabilidade.
O Esférico Mundo de Tia Loló
Leitura do livro “O Esférico Mundo da Tia Loló”, com a autora Sara Pinheiro. O livro conta a história de uma criança muito curiosa, que vai atrás de pistas para descobrir de qual planeta sua tia veio. Nesse percurso, ela descobre um tal de mundo esférico cheio de surpresas. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Oficina Ler, Contar, Cantar e Brincar com as Crianças: um convite
Nesta oficina serão abordados aspectos teóricos sobre a palavra em sua dimensão literária, advinda dos livros autorais e das histórias de tradição oral e aspectos relativos à performance da leitura e narração desses textos para a primeira infância, dos bebês e crianças pequenas. Público: professores, bibliotecários, mediadores de leitura, narradores de histórias e demais interessados no exercício de partilhar histórias com os pequeninos.
Espetáculo Primeiras Leituras: contos e cantos para os pequenos
Neste espetáculo, histórias de tradição oral, que fazem parte do universo literário para crianças, são narradas, utilizando-se de alguns elementos cênicos, potencializando o uso do corpo, da palavra e da música, linguagem sempre presente nos trabalhos da Cia. Pé de Moleque. Duração: aproximadamente 50 minutos.
Oficina Literária: Borboletas
Leitura da poesia "Borboleta Amarela", do livro "Nas Asas da Poesia", em duas escritas (Braille sobre tinta), de Simone Pedersen, seguida de conversa sobre o que é poesia, com posterior elaboração e ilustração de narrativas, utilizando a associação de cores e ambientes, a partir do contexto da poesia. Com Wander Ferreira.
Circo Alonico: Oficina de Circo
A aventura começa com uma introdução divertida e lúdica, onde os instrutores do Circo Alonico irão apresentar-se e contar um pouco da história do circo, recheada de curiosidades e histórias inspiradoras sobre artistas circenses.
Ball CasaDuBeco – 4ª edição
Realizada em parceria com a Casa DuBeco, a competição celebra a comunidade LGBTQIA+ e terá como temática “Festa do Pijama”.
Exposição Meu Morro é assim
A exposição apresenta 47 fotografias realizadas por moradores do Aglomerado Santa Lúcia, em Belo Horizonte, mais conhecido como Morro do Papagaio. Os autores são 13 adolescentes, com idades entre 13 e 16 anos. O acervo é composto por fotografias em preto e branco, produzidas em 2011, que mostram a beleza dos moradores da comunidade. A produção foi baseada nos relatos da jornalista Márcia Cruz, em seu livro "Morro do Papagaio”. Parceria: Biblioteca Estadual Luís de Bessa e Projeto Olhar Coletivo.
Literatura
Oficina de Leitura e Escrita
Indicada tanto para pessoas que já têm interesse pela escrita como para “iniciantes”. De modo conciso e lúdico, serão passados exercícios de observação, leituras e escritas. A partir de 12 anos. Com Jomaka. Projeto Promoção da Leitura. Realizado em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro.
Batizado de Capoeira
Cerimônia simbólica da entrega de graduações para os alunos do Grupo Capoeira Origem e momento de intercâmbio entre capoeiristas de Belo Horizonte, cidades mineiras e de outros estados, além do público simpatizante. Coordenação: Mestre Pretinho. Parceria: Grupo Capoeira Origem.
Vogue Femme
Vogue femme é uma modalidade de dança dentro da cultura LGBTQIA+. A atividade é realizada pelo Programa Fica Vivo e tem como objetivo o atendimento à comunidade e às juventudes.
Brincadeiras Circenses – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Encontro das crianças com as artes circenses, por meio de figuras e movimentos elementares de acrobacia de solo, malabares e equilíbrio.
Encontros para Dançar – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Nesta oficina, os participantes são convidados a vivenciar o prazer de dançar e a ampliar a compreensão sobre a dança como campo artístico. Os exercícios e dinâmicas propostos visam estimular o alongamento, a coordenação motora, o ritmo, as relações com o espaço e com o tempo e a invenção de modos próprios de dançar.
Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.
Capoeira
Oficinas de capoeira com Mestre Jaiminho.
Brincando com o Espaço – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
A oficina envolve aprender a ver e sentir os objetos como formas, cores, texturas, que podem parecer e “virar” outros objetos. Professor: Zildo Flores.
Vestindo Desenhos: corpo e imaginação com croquis de moda – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
A oficina tem como objetivo incentivar a criação em desenho de propostas de vestuário e figurinos, a partir de experiências de exploração de alguns fundamentos do desenho 2D (forma, cor, volume, textura) e da confecção de modelos de papel em 3D, por meio de recorte e colagem. Professor: Zildo Flores.
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
Encontros com a Cultura – Reunião da Comissão Local
Reunião de artistas, produtores e frequentadores do CCVM, com o objetivo de dialogar sobre a cultura em nosso território. Voltada a agentes culturais, parceiros e moradores da comunidade.
Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
Cessão de Espaço
O CCVM disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais.
Horários de funcionamento presencial: