Arte em Cores BH divulga artistas selecionados para 1ª etapa do projeto
O Arte em Cores divulgou nesta quinta-feira, dia 15, o resultado com os 27 artistas e/ou coletivos pré-selecionados para participar da primeira edição do projeto em Belo Horizonte. As propostas artísticas selecionadas visam valorizar a arte urbana e irão colorir a cidade com a criação de murais nas nove regionais da capital com obras realizadas com técnicas como grafite, estêncil, pintura e colagem, entre outras. A chamada de artistas visuais recebeu 232 inscrições, e a seleção contemplou três artistas/coletivos de cada uma das regionais da cidade, que vão produzir uma obra inédita na sua região, fortalecendo a conexão com o seu território. O resultado da seleção pode ser visto no Instagram https://www.instagram.com/arteemcoresbh/ ou AQUI.
O projeto Arte em Cores BH é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, idealizado pelo Instituto Vivas e realizado pelo Instituto Odeon, pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, e pelo Governo de Minas Gerais.
Coordenador do Arte em Cores BH, André Amparo destaca a qualidade técnica dos artistas selecionados. "O projeto teve um número expressivo de inscrições: foram 232 propostas, vindas de artistas com todos os níveis de experiência. A qualidade artística e a diversidade de estilos nos surpreenderam. Também ficamos felizes em contar com representantes de todas as regionais, já que a ideia do projeto é dar visibilidade ao trabalho de talentos de diferentes partes de Belo Horizonte e contribuir, por meio das obras, para transformar as paisagens urbanas que temos na cidade, com cores e com a criatividade dos artistas daqui", ressalta Amparo.
Para a gerente de Comunicação e Marketing da Cemig, Christie Meira da Cunha, a proposta se destaca por sua coletividade e descentralização, de maneira a levar a arte para diferentes locais de Belo Horizonte, beneficiando um maior número de pessoas. “Sabemos da importância de promover e de fortalecer a cultura em Minas Gerais. Por isso, a Cemig busca, a todo tempo, garantir a ampliação do acesso às práticas culturais, promover novos artistas e estimular a economia criativa. Parabéns a todos os artistas que participaram dessa seleção pela qualidade dos trabalhos apresentados”, ressalta.
A Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, celebra o acolhimento que o Arte em Cores BH está recebendo em todas as regionais. "O número expressivo de propostas inscritas para o processo de seleção do Arte em Cores BH traduz a importância do projeto, o engajamento e a efervescência da produção da arte urbana na cidade, composta por artistas de múltiplos talentos, que com seus murais embelezam e pulsam em cores as ruas e praças da capital. É uma ação efetiva de acesso e descentralização, e que movimenta a cadeia produtiva e criativa da cultura".
Com a missão de fomentar a arte por toda a cidade, o projeto visa descentralizar a produção artística, ativando diversos espaços expositivos em todas as regionais de Belo Horizonte. A capacitação de artistas visuais também é uma missão do Arte em Cores, que promove espaços para a troca de conhecimentos e experiências, como aulas on-line sobre arte urbana, técnicas e suportes e mentoria para a produção de obra autoral. O acompanhamento da produção dos selecionados será realizado por profissionais reconhecidos do campo das artes urbanas, como Davi DMS, Fhero e Lidia Viber.
Produção de mural coletivo
O projeto contará com duas etapas, sendo que na primeira os 27 selecionados irão produzir uma obra na sua regional. A partir desses trabalhos, nove artistas serão escolhidos pelo júri, sendo um de cada regional. Os selecionados participarão da criação coletiva de um painel artístico, a ser produzido sob acompanhamento de profissionais convidados. O registro audiovisual de todas as obras ficará disponível na galeria virtual do Arte em Cores BH, espaço para ampla divulgação das obras realizadas e portfólio para os artistas.
Arte por toda a cidade
O Arte em Cores BH é um desdobramento da iniciativa que já realizou duas edições nos estados do Pará e do Maranhão, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto se dedica à valorização das diversas expressões artísticas difundidas nas ruas, como grafite, estêncil e colagem. Seus múltiplos efeitos podem transformar a vida de pessoas e de comunidades inteiras, redesenhar as paisagens das cidades, desenvolver habilidades e talentos e promover a inclusão social. Em Belo Horizonte, o projeto estimula a descentralização da arte urbana, levando novas intervenções artísticas para todas as nove regionais da capital.
Para outras informações: contato.arteemcoresbh@gmail.com e (31) 99785-7876