Descritivo
Festa na rua é um símbolo da descontração, da hospitalidade, do clima e do jeito mineiro de fazer eventos inesquecíveis com comida boa. A profissionalização e a multiplicação de eventos gastronômicos na cidade fez com que, em 2016, a gastronomia mineira ficasse em 2º lugar na avaliação dos turistas estrangeiros que visitaram o país.
- CIRCUITO SAPUCAÍ DE GASTRONOMIA E ARTE
A rua Sapucaí fica num dos mais tradicionais bairros da cidade, a Floresta. O evento oferece aulas-show com renomados chefs, música e performances artísticas para adultos e crianças.
- FEIRA APROXIMA
Um evento contemporâneo que tem por missão aproximar todos os pontos da cadeia produtiva da gastronomia mineira com utilização de ingredientes locais, fomentando negócios e realizando sonhos.
- ARRAIAL DE BELO HORIZONTE
Junho é mês de comer e dançar em todo o Brasil: são as festas juninas, tradicional festejo popular trazido pelos portugueses no século 16. Originalmente uma festa cristã, foi se popularizando no Nordeste do país e incorporando comidas e danças típicas. O “Arraial de Belo Horizonte” é a junina mais representativa das regiões Sul e Sudeste e um dos 5 maiores festejos juninos do Brasil - única cidade fora do eixo Norte/Nordeste.
- FUEGOS FESTIVAL
Um culto à gastronomia feito no puro fogo, na brasa e na chama.
A cidade faz parte dos mais importantes circuitos gastronômicos nacionais, que encontraram aqui um público sensível, presente e acolhedor. Boa mesa é com a gente mesmo.
Belo Horizonte abraçou também esses eventos:
- BELO HORIZONTE RESTAURANT WEEK
Reúne os melhores restaurantes da cidade, oferecendo menus irresistíveis e completos: entrada, prato principal e sobremesa a preços especiais.
- MESA AO VIVO
Promovido pela revista Prazeres da Mesa, o evento recebe chefs estrangeiros para palestras, incentiva o intercâmbio gastronômico entre diferentes regiões do país, e também do exterior.
- BRASIL SABOR
Destaca a cultura culinária do país, no Brasil inteiro. O foco é a valorização do processo de criação das receitas e as sensações despertadas pela mistura de ingredientes e temperos regionais.
- FESTA DE PAÍSES
Tudo começou com a Festa Francesa, quando uma importante avenida de Belo Horizonte se vestiu de bleu, blanc et rouge para comemorar o 14 de julho com música, vinho e culinária típica. A moda pegou e, em seguida, vieram a Festa Italiana, a Portuguesa e a Israelense, além do Festival de Comida e Cultura Sírio-Libanesa, a America Fun Fest e a Oktoberfest. Nesses eventos de sabores e entrelaçamento cultural, quem ganha são os moradores da cidade e os imigrantes que escolheram Belo Horizonte para viver.
Para acompanhar o calendário de eventos gastronômicos de Belo Horizonte, acesse o menu Calendário