Desde sua primeira edição em 1999, o Colóquio Internacional de Filosofia da Mente acontece todos os anos ímpares. É organizado por membros do Grupo de Trabalho Filosofia da Mente (GT Filosofia da Mente), vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Cada edição do evento é organizada por uma universidade diferente e é dedicada a um tema diferente dentro da filosofia da mente.
A emoção é um dos aspectos mais importantes para a qualidade de nossas vidas e o significado de nossa existência. Por isso foi escolhido como tema central desta edição do Colóquio. O objetivo do evento é explorar e esclarecer o lugar da emoção na topografia da mente, entendida de forma ampla, dentro da estrutura conceitual oferecida pela filosofia da mente contemporânea. Pesquisas recentes nesse campo, bem como em psicologia, psiquiatria e neurociências, deram atenção crescente ao papel desempenhado pelos estados afetivos na linguagem, na experiência, na cognição e na ação. Nosso evento é um lugar para compreender e discutir essas descobertas.
A intenção é proporcionar uma discussão pluralista, dando espaço a diferentes concepções de emoção e abrindo o debate sobre uma miríade de tópicos relativos aos estados afetivos. As emoções são estados corporais? As emoções envolvem julgamentos de algum tipo? Qual é a estrutura de uma experiência afetiva? Qual é a importância dos estados afetivos para uma explicação de nossa própria experiência? Como os estados afetivos afetam a cognição? Como os sentimentos motivam a ação? As emoções representam o mundo? Elas são racionais? Entre outros.
A Comissão Organizadora do 11º Colóquio Internacional de Filosofia da Mente convida filósofos e cientistas a enviarem resumos ou propostas de comunicação para o próximo encontro em Belo Horizonte, que será realizado de 6 a 8 de novembro de 2023. Propostas sobre a fenomenologia da emoção e o papel desempenhado pela emoção na moralidade também são bem-vindas.