O espetáculo FILÒ transforma o teatro em um espaço de memórias e narrativas, homenageando as mulheres italianas migrantes ao longo da história.
Dirigido pelo italiano Gianluca Barbadori, com texto de Alessandra Vannucci, é uma realização do Consulado Geral da Itália de Belo Horizonte, do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e da associação Ponte entre Culturas, celebrando os 150 anos da imigração italiana no Brasil.
A peça traz à tona histórias reais e pouco conhecidas de quatro mulheres italianas que imigraram para o Brasil entre os séculos XIX e XX: Marietta Baderna, Anna Rech, Argia Gattai e Italia Almirante.
Com poucas informações disponíveis — uma fotografia, uma data, um diário —, suas trajetórias são costuradas em uma única narrativa, entrelaçada por fatos e documentos históricos.
Em cena, as atrizes Camila Felix e Priscila Natany dão voz às personagens e suas conexões: mães, avós, netas, amigas, formando uma rede de mulheres que atravessam gerações. Inspirado nos tradicionais encontros “filò” das comunidades camponesas italianas, o espetáculo revela como essas vidas, embora separadas por tempo e espaço, são ligadas por fios invisíveis que transformam suas histórias.