A exposição “Natureza Transformada: atravessamentos espaciais na Casa Fiat de Cultura” é um encontro entre a arte, a natureza e a arquitetura. Os artistas italianos Paolo Albertelli e Mariagrazia Abbaldo, e a brasileira Márcia Xavier exploram a fluidez da vida e os diálogos entre o mundo natural e o espaço urbano, criando instalações que transformam o ambiente expositivo.
Materiais como aço, vidro, estruturas metálicas e o elemento água se entrelaçam para dar forma a obras que revelam distorções, reflexos, preenchimentos e vazios, que convidam o público para uma experiência sensorial e reflexiva. Destaque para a obra que imersiva que vem do Museu do Jardim Botânico “Copa, Casa, Cosmos”, de Estevão Ciavatta com narração de Regina Casé, em que o público poderá acompanhar em 360º o crescimento da simbólica árvore amazônica Sumaúma.
Com curadoria de Guilherme Wisnik, a mostra propõe um olhar sobre a constante reinvenção da natureza, que atravessa e ressignifica as cidades, sugerindo um equilíbrio sempre instável, mas necessário. Entre Brasil e Itália, arte e ecologia, sólido e etéreo, estimulam conexões entre o visível e o oculto, o humano e o natural, o presente e o futuro.