Localizado na região central de Belo Horizonte, e inaugurado em 26 de setembro de 1897, é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte sido projetado no final do século XIX pela comissão construtora encarregada de planejar a nova capital de Minas Gerais. Possui uma área de 182 mil metros quadrados de extensa vegetação. Abriga o Teatro Francisco Nunes, Orquidário, um pequeno parque de diversões e a parte dos fundos do Palácio das Artes. O parque forma hoje um ecossistema representativo com árvores centenárias e ampla diversidade de espécies. Possui diversas nascentes que abastecem três lagoas e cerca de 280 espécies de árvores exóticas e nativas, como: figueiras, jaqueiras, cipreste-calvo, flamboyant, eucalipto, sapucaia, pau-mulato e pau-rei. O espaço também abriga mais de 100 espécies de aves entre bem-te-vis, sabiás, garças, periquitos, pica-paus, sanhaços, saíras e outros animais, como gambás e micos. É um verdadeiro refúgio para a fauna silvestre.
Parque Municipal terá funcionamento diferenciado durante o carnaval :
O Parque Municipal Américo Renné Giannetti terá seu horário de funcionamento alterado temporariamente, a partir do próximo sábado (22), por causa dos desfiles de blocos e das escolas de samba do carnaval. Antes de programar suas atividades, o visitante deve verificar como será o funcionamento do parque e também das duas portarias liberadas para acesso ao público, localizadas nas avenidas Afonso Pena e dos Andradas. O funcionamento deste e dos outros parques municipais está disponível aqui.
No próximo sábado (22) e quarta-feira (26), o funcionamento se mantém das 7h às 21h, mas as portarias contarão com horários diferenciados. A principal entrada, pela avenida Afonso Pena, funciona até às 12h, no dia 22, e até às 15h, no dia 26. Já o acesso pela Andradas será permitido, nos dois dias, até às 20h30.
Durante todo o carnaval e na Quarta-feira de Cinzas (de 1º a 5), o parque estará aberto das 7h às 17h, com exceção da segunda-feira (3), quando o local fecha para manutenção. A portaria da avenida dos Andradas estará aberta, durante todo esse período, até às 16h30. Já a portaria da Afonso Pena, por estar localizada em área de grande concentração das atividades carnavalescas, contará com uma alteração mais significativa em seus horários (confira abaixo).