Pioneiro no Brasil, o museu tem o objetivo de contar à sociedade a história da Inquisição Ibero-Brasileira, omitida nos livros, bem como a influência dos cristãos-novos como colonizadores e participantes na formação do povo brasileiro, oferecendo seu vasto material de estudo, pesquisa e consulta para todos aqueles que desejarem enriquecer seus conhecimentos, atuando como recurso educacional, turístico e de inclusão social.
O Museu tem o compromisso sociocultural, moral, cultural, artístico e histórico com a discussão e o combate a qualquer forma de intolerância, principalmente religiosa, como também à exclusão social, procurando ressaltar valores e o respeito à dignidade humana.
No museu, são mais de 50 painéis com fotos, textos e pinturas que contam a história da Inquisição, réplicas de instrumentos de tortura utilizados na época, e um acervo bibliográfico com mais de 400 obras de autores nacionais e estrangeiros, entre eles livros raros e antigos.
Importante conferir no site e redes sociais das atrações os protocolos sanitários adotados como medidas de segurança para o público.