CURA - Circuito de Arte Urbana

Descrição

Um dos maiores festivais de arte pública do país, o Circuito Urbano e Arte - CURA, realizou, em 2017, sua primeira edição na capital mineira. Pintados em grandes empenas (fachadas cegas), os murais vão de 450 e 1.780 metros quadrados, sendo um deles o mural mais alto pintado por uma mulher na América Latina com 56 metros de altura. 

Com realizações anuais, o projeto busca temas e espaços a serem homenageados pelos artistas, que fazem parte da narrativa que se propõe abordar. Em 2019, as artes se concentraram na Lagoinha, região noroeste da capital, buscando o resgate e a mostra da cultura do bairro. Por outro lado, a edição de 2020 fez o uso de grandes fachadas de 4 empresas do hipercentro, com os maiores murais da projeto em BH. A 6º edição do CURA trouxe para a Praça Raul Soares as cores da natureza, tendo como tema as forças da floresta e seus seres encantados.

A edição de 2022 terá como tema o solo, que sustenta e nutre. A ideia é seguir os caminhos da terra, do solo e das ruas para conectar linguagens e territórios através de uma arte relacional e inclusiva, da reflexão crítica e da mobilização social.

Realizado, até a edição de 2021, por um conjunto de 20 artistas, as artes foram feitas com o objetivo de incentivar o diálogo com a cidade e debater a noção clássica de arte. Esse movimento acabou resultando na primeiro mirante de arte urbana do mundo: a Rua Sapucaí. De lá, é possível admirar todas as obras realizadas no centro da cidade, e conta ainda com lunetas instaladas pela Belotur em 2018, que deixaram a experiência ainda mais imersiva. Não existe registro de outro festival em que o público possa acompanhar ao vivo, de um só ponto, a feitura das obras. 

Na edição 2019, a cidade ganhou outro mirante, na rua Diamantina, na Lagoinha, de onde é possível se observar com pinturas de prédios, muros e estabelecimentos comerciais, somando 11 obras de arte pública.

Além das pinturas, o festival promove mesas de debates, feiras de arte, festas e ações especiais sempre conversando com a arte urbana e a cultura de rua. Veja os detalhes nas redes sociais do circuito. 

No link, é possível encontrar um mapa com a localização das artes realizadas pelo Projeto CURA e outras intervenções urbanas pela capital. No site, encontram-se informações sobre as próximas edições do projeto.

Localização

Belo Horizonte
 Ícone Rota Utilizando Waze Ícone Rota Utilizando Google Maps

Informações

Funcionamento

24 Horas

Agendamento Obrigatório

Não

Entrada

Gratuito

Possui Estacionamento

Não

Bar/Restaurante/Café

Não

Tags