Idealizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, esta feira surgiu na Praça da Liberdade em 1969. Artistas plásticos e artesãos de diversas especialidades ali se reuniam, expunham e vendiam os seus trabalhos. Em 1973, a feira foi reconhecida e oficializada pela Prefeitura de Belo Horizonte. Em 1991, a Feira Hippie - nome carinhosamente dado pela população - e outras feiras de artesanato espalhadas pela cidade foram reunidas e transferidas para a Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, dando origem a uma das maiores feiras de artesanato a céu aberto do país.
A atual feira, oficialmente denominada de Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, é dividida em 15 setores, incluindo áreas de alimentação. Ocupa uma percurso de, aproximadamente, 45 mil m², em 1 km de extensão. São cerca de 1.500 feirantes que fazem da feira um lugar para recepcionar e acolher, em média, 60 mil visitantes a cada domingo.
A feira, também identificada por conta de sua localização como Feira da Afonso Pena, é uma referência turística, ícone da economia local, sendo também espaço de manifestações artísticas e culturais que fazem os domingos de Belo Horizonte mais vibrantes.
Horário de funcionamento: Domingo de 8h às 14h
Horário de fechamento das vias: Domingo, de 0h às 17:30h
Local: Av. Afonso Pena, entre a Praça Sete e a Av. Carandaí
Acesso à internet: A área da Feira conta com cobertura de wifi público e gratuito.