Palácio da Liberdade

Descrição

O Palácio da Liberdade foi construído para ser sede e símbolo do governo. Inaugurado em 1898, foi palco de acontecimentos políticos que marcaram a história de Minas Gerais e do Brasil e hoje é um dos principais cartões-postais da cidade, despertando o interesse dos visitantes do Circuito Liberdade.

A arquitetura eclética do Palácio, projetado pelo arquiteto José de Magalhães, reflete a influência do estilo francês, com requintes de acabamento e riqueza decorativa. Destaca-se, no interior, a escadaria de ferro e mármore, projetada no Brasil e construída nas oficinas Accières Brugges, na Bélgica, com flores e folhagens de ferro batido.

Na área externa, os jardins, projetados originalmente por Paul Villon, seguindo o estilo inglês, passaram por reformulações ao longo do tempo. Mantêm-se o aspecto original das esculturas francesas em mármore, dos postes que sustentam águias de metal cercadas por luminárias, do orquidário da época da construção e do coreto, que ostenta ornamentos artesanais de cipós e troncos feitos de cimento armado — um dos poucos coretos que preservam características da época.

O Palácio da Liberdade passa a contar com mais um atrativo cultural e artístico: o Jardim das Esculturas. A abertura desta iniciativa ocorreu com a chegada da obra do escultor Giovanni Fantauzzi, doada pela Gerdau ao espaço do Circuito Liberdade.

Produzida em aço inoxidável, a obra de Giovanni Fantauzzi possui cinco metros de altura e é concebida a partir de tubos de aço que brotam do chão, desenhando o espaço geometricamente e formando um conjunto de simetria perfeita. Pesando mais de duas toneladas, a obra foi selecionada no edital Arte em Aço, lançado em 2021 em comemoração aos 120 anos da Gerdau, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O trabalho de Fantauzzi poderá ser apreciado ao lado de outras obras expressivas da arte mineira, como a escultura de Amilcar de Castro e a obra “A Banhista”, de Marco Aurélio Guimarães, recentemente incorporada ao acervo do Palácio da Liberdade.

A obra de Fantauzzi também contará com um programa educativo voltado para crianças e jovens da rede pública de ensino, que serão convidados a visitar e interagir com a escultura e com o artista. Estão previstas atividades com a presença de intérpretes de Libras, ampliando o acesso para pessoas com deficiência.

Reforçando o compromisso com a acessibilidade e a inclusão, o Palácio da Liberdade dispõe de rampa com corrimão, que promove o acesso à tenda de acolhimento, além de rampa na entrada do torreão para acesso ao prédio. O espaço conta ainda com sanitário acessível, identificado por pictogramas, elevador para o deslocamento entre os andares e equipe treinada para o acolhimento do público, preparada para atender diferentes demandas e necessidades.

Visitas espontâneas ao interior do edifício e aos Jardins: 

- Quarta a sexta-feira: de 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h)

- Sábado e domingo: de 10h às 17h (último horário de entrada às 16h30)

Acesso ao interior do Palácio da Liberdade e aos Jardins gratuito, com grupos de, no máximo, 50 pessoas por vez.

Visitas mediadas ao interior do edifício: 

- Quarta a sexta-feira, às 16h30

- Sábado e domingo, às 11h e às 15h

- Acesso ao interior do Palácio da Liberdade gratuito, com grupos de, no máximo, 25 pessoas por vez.

Visita livre aos Jardins: 

- Quarta a sexta-feira: a partir de 12h, com encerramento da visita às 18h

- Sábado e domingo: a partir de 10h, com encerramento da visita às 18h 

Todas as modalidades de visitação são gratuitas. Não é necessário retirar ingresso.

Tour Virtual para o público: 

O palácio oferece um tour virtual de 25 minutos. Por meio dele, o público pode mergulhar em cada detalhe do local, passando pela belíssima escadaria de ferro batido, pelas cinco telas de Antônio Parreiras, representando o deus grego Apolo, pelo piso em parquet com desenhos geométricos, os móveis em estilo Luís XVI, os lustres de cristais, até o luxuoso Salão de Banquete e os painéis do alemão Frederico Steckel. Todo o tour é narrado, revelando histórias e casos por trás de cada cômodo e item exposto. 

Além disso, em todo primeiro domingo do mês, acontece a solenidade de Troca da Guarda. 

Localização

Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários
Centro-Sul
 Ícone Rota Utilizando Waze Ícone Rota Utilizando Google Maps

Informações

Funcionamento

segunda-feiraFechado
terça-feiraFechado
quarta-feira12:00-17:00
quinta-feira12:00-17:00
sexta-feira12:00-17:00
sábado10:00-16:30
domingo10:00-16:30

Agendamento Obrigatório

Entrada

Gratuito

Acessibilidade

Rampa
Elevador
Banheiro
Corrimão
Recursos Audiovisuais

Possui Estacionamento

Não

Bar/Restaurante/Café

Não

Visita Guiada

Sim
Agendamento obrigatório

Atividades Pedagógicas

Sim
Visitas guiadas para escolas.

Tags