Uma sensação bem diferente é experimentada pelo visitante ao entrar no Borboletário da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte. Trata-se do único recinto em que as pessoas podem ficar rodeadas por borboletas, mariposas e ter a impressão de estar em meio a um jardim de cores suspensas.
Essa experiência extraordinária pode ser vivenciada durante as atividades educativas que acontecem no espaço e que são divididas em dois momentos. No primeiro, os participantes assistem a um vídeo sobre o ciclo de vida de borboletas e mariposas e seus hábitos, além de receberem instruções sobre uma visitação responsável (obrigatório para proteger os animais). Posteriormente, o público é encaminhado para o Viveiro de Exposição (área com 100m² x 5m de altura) no qual adultos e crianças têm a oportunidade de observar, aproximadamente, 1.000 animais de 20 espécies diferentes.
O Borboletário é composto, ainda, pelo Laboratório, onde são mantidas as formas juvenis das borboletas (ovos, lagartas e pupas) e pelo Viveiro para a Produção de Plantas, onde são cultivadas espécies que servem de alimentos para as lagartas e suas formas juvenis.