O Mirante São Luís permite uma vista privilegiada da igrejinha e possui uma luneta capaz de proporcionar uma melhor compreensão do conjunto uma vez que o grande espelho d’água da Lagoa da Pampulha funciona como elemento articulador dos edifícios, reforçando as relações visuais que estabelecem entre si. A incorporação de uma tecnologia de fácil acesso e manuseio inclusive para crianças, idosos e cadeirantes, capaz de qualificar as visadas promovendo a valorização do patrimônio cultural e natural, fortalece a imagem de uma cidade que causa fascínio, que supera as expectativas e que impressiona por sua versatilidade e capacidade de renovação.
Características:
As lunetas são resistentes à água, ao vento, ao sol e a adversidades causadas pelo clima e constituídas de sistema ótico de observação terrestre com capacidades ótica de aproximação de 10 a 40 x 50, composto por lentes antirreflexivas de qualidade superior, montado em corpo blindado de alumínio fundido. Os acessórios são feitos em aço inox e galvanizado, elemento superior em alumínio fundido e base estruturada em uma coluna em tubo de aço galvanizado com tratamento anticorrosivo e pintura epóxi/poliéster de alta resistência às exposições ao ar livre. Os equipamentos são acompanhados de apoio de pé para pessoas de baixa estatura.
Visadas:
Com tantos detalhes a ser apreciados e tendo diversos pontos de visada, que possibilitam múltiplas interpretações do Patrimônio, a aquisição das lunetas e sua instalação distribuída em pontos estratégicos ao longo da orla da Lagoa da Pampulha proporciona ao visitante uma experiência turística mais qualificada. Assim, a percepção dos aspectos arquitetônicos das edificações e a própria paisagem que compõe o conjunto é valorizada. A escolha do local no qual cada um dos edifícios foi construído, em posições adjacentes ao lago, tinha como objetivo garantir, às edificações o destaque necessário, além de uma distribuição uniforme ao longo da orla. A topologia do local também influenciou essa escolha, que privilegia pontos avançados que permitem vistas singulares dos edifícios, que podem ser vistos do outro lado da orla em determinados ângulos previstos no projeto original da Pampulha. Acreditamos que, por meio das lunetas, o visitante terá melhor compreensão do conjunto uma vez que o grande espelho d’água da Lagoa da Pampulha funciona como elemento articulador dos edifícios, reforçando as relações visuais que estabelecem entre si.
• Igrejinha da Pampulha (vista completa da edificação tombada);
• Parque Guanabara.