Em 2007 foi criado o Centro de Memória, com as atribuições de selecionar, preservar, tratar e divulgar os acervos histórico-documentais do clube. O acervo é formado por: fotografias, objetos, filmes e documentação arquivística. São mais de 45 mil fotos datadas de meados dos anos de 1930 até os dias de hoje, aproximadamente 3.500 premiações, dentre troféus, taças, medalhas e condecorações, 200 peças de mobiliário da década de 1940, indumentárias esportivas, material de divulgação e comunicação do clube, como bandeiras, flâmulas, chaveiros.
Há também os filmes em DVD de eventos promovidos pelo clube e a rica documentação arquivística constituída pelo relatório de organização e instalação do Minas, atas de reuniões, balancetes, estatutos, cartas, ofícios e os primeiros relatórios dos departamentos de natação, vôlei, basquete, ginástica e tênis, além de gravações, em imagem e som, de depoimentos de ex-atletas, sócios e funcionários.
Projetado para oferecer acessibilidade plena, o Centro Cultural Unimed-BH Minas segue rigorosamente a norma NBR 9050/2004 da ABNT. Sua infraestrutura inclui rampas acessíveis, plataforma de acessibilidade, corrimãos, guarda-corpo, piso tátil e sinalização adequada nas escadas. O espaço dispõe ainda de banheiros acessíveis, adaptados para garantir conforto e autonomia, e de estacionamento com capacidade de 720 carros e vagas reservadas para pessoas com deficiência, idosos e autistas.