Idealizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, esta feira surgiu na Praça da Liberdade em 1969. Artistas plásticos e artesãos de diversas especialidades ali se reuniam, expunham e vendiam os seus trabalhos. Em 1973, foi reconhecida e oficializada por Belo Horizonte.
Em 1991, a Feira Hippie - nome carinhosamente dado pela população e pelos visitantes àquela feira de artes e artesanato que acontecia na Praça da Liberdade - e outras feiras artesanato espalhadas pela cidade foram reunidas e transferidas para a Avenida Afonso Pena, no centro de Belo Horizonte, dando origem a uma das maiores feiras de artes e artesanato a céu aberto da América Latina.
A nova feira, criada oficialmente com o nome de Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades da Avenida Afonso Pena, herdou da antiga feira da Praça da Liberdade, o carinhoso nome de Feira Hippie.
A Feira ocorre aos domingos de 8h às 14h, entre a Praça Sete e a Rua Guajajaras. É dividida em 15 setores conforme os produtos comercializados, incluindo áreas específicas de alimentação.
De acordo com a legislação que rege a Feira, os cerca de 1600 artesãos, artistas e produtores de variedades cadastrados como feirantes devem comercializar artigos de produção própria.
A importância da Feira para a geração de trabalho e renda para a população da capital vai além do número de feirantes titulares cadastrados, englobando diretamente as unidades familiares e os auxiliares que atuam juntamente na produção e comercialização dos produtos, os trabalhadores ambulantes licenciados a atuarem na Feira, além da ampla prestação de serviços que envolve a carga e descarga dos produtos, fabricação e montagem de barracas, bem como os fornecedores e servidores vinculados aos serviços de competência do municipal, responsável pela gestão, monitoramento, segurança e limpeza do evento.
A Feira é reconhecida como referência turística da capital, sendo também espaço de manifestações artísticas e culturais. Atualmente, ocupa uma área de aproximadamente 45 mil m² e recebe em média 60 mil visitantes a cada domingo, tendo um público estimado de 10 mil visitantes em horário pico.
Mais informações: (31) 98440 6516 (Whatsapp - só para mensagens)