Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita.
Confira a agenda do Centro Cultural Urucuia logo abaixo.
Quantos de nós deixamos de ser, para sermos o “nós” que somos hoje? Abre Caminho é um grito. Um grito de jovens, negros, artistas da segunda maior favela da América Latina: o Aglomerado da Serra. Este trabalho traz a vivência periférica por meio do olhar de jovens que narram suas histórias e mostram o processo por qual passaram até ser quem são atualmente. Presencial.
Classificação indicativa: livre
Dia 28, sábado, às 17h30
O espetáculo traz a arte como denúncia, a favor de um Brasil que se situa e se orgulha de sua amefricanidade. Presencial.
Classificação indicativa: livre
Dia 28, sábado, às 18h
Prática de dança de diversos tipos em casal. Presencial.
Público: adultos.
Quartas, das 19h às 20h
Dança originada no Oriente Médio composta por uma série de movimentos vibrantes, impactantes, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo. Com Ranyah Zahyrah. Presencial.
Público: mulheres a partir de 50 anos.
Sábados, das 10h às 12h
O projeto traz as oficinas de Voz e Interpretação Cênica e de Psicodrama. Realizado os recursos da LMIC – Edital Descentra. Presencial. Classificação indicativa: livre. Público: crianças e adolescentes. 30 vagas por turma.
Como participar: inscrição via formulário
Sábados, das 13h às 17h (até dia 25/6/22)
Miró tem uma forma única de representar seres e a natureza com traços “primitivos” muito semelhantes aos das crianças, símbolos e cores que conseguem ser facilmente atrativas e receptivas ao público infantil. A oficina tem como objetivo despertar o olhar crítico sobre uma determinada obra, desenvolvendo a observação, a reflexão e a expressão dos sentimentos.
Presencial.
Classificação indicativa: livre.
Público: crianças.
Sábados, às 14h
Encontros abertos para a discussão de livros lidos pelo grupo, no intuito de trocar experiências, conhecimentos e impressões. Mediador: Deydson Tcharles. Presencial.
Classificação indicativa: livre.
Público: crianças.
Dia 21, sábado, às 15h
Prática corporal oriental para tratar doenças e promover o bem-estar. Com Márcia. Presencial.
Público: adultos.
Terças, das 8h às 9h, e quartas, das 10h às 11h
Presencial.
Classificação indicativa: livre.
Público: crianças, adolescentes e jovens.
Terças e quintas, das 9h às 10h e das 14h às 15h
A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que mistura diversas instâncias da arte e do corpo, como música, dança e esporte. Com Contramestre Tom. Presencial.
Público: adolescentes, jovens e adultos.
Segundas, das 20h às 21h30, e sábados, das 15h30 às 17h
A oficina propõe a identificação e transformação de utensílios, recipientes e também de espaços físicos, aproveitando seu potencial e transformando-os para receber mudas de plantas, terra e atenção, e então compor um vaso, um jardim ou um viveiro. Presencial.
Classificação indicativa: livre
Como participar: inscrição por e-mail ccu.fmc@pbh.gov.br
Terças, às 14h
Oficina de arte e artesanato, que trabalha o conceito de cidadania, respeito e convivência. Com Miriam Vilaça. Parceria: Centro de Saúde Urucuia. Presencial.
Público: crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.
Como participar: encaminhamento pelo Centro de Saúde.
Terças e quintas, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Oficinas práticas voltadas para a produção cultural e gestão de projetos artísticos, direcionando os conteúdos de formação para elaboração de propostas culturais nos setores das artes cênicas. Realizada com os recursos da LMIC – Edital Descentra. Atividade presencial. Presencial.
Público: adultos.
Sábados, das 9h às 12h
Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Presencial.
Público: livre
Sábados, das 10h às 11h30
Consulta local e empréstimo gratuito de livros, quadrinhos e revistas. Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h
Acesso gratuito à internet para e-mails, redes sociais e pesquisas. Presencial.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
Horários de funcionamento presencial: