A Semana do Patrimônio Cultural dá continuidade às ações de celebração do Centro Cultural Alto Vera Cruz!
O encontro oferece oficinas, saraus, música, dança, além de atividades sobre memória e afetividades! As atividades são gratuitas e para todos os públicos!
A Semana do Patrimônio propõe o resgate e a valorização dos saberes, lugares e tradições que contribuíram na formação do Território conhecido com L4. A programação acontece do dia 11 a 18 de junho de 2022.
Confira a agenda logo abaixo.
Abertura com o Sarau Patrimonial e Ambiental - Comunidade Granja de Freitas
Contação de causos e rodas de conversas sobre a questão ambiental com a participação do Grupo de Escoteiros, parceiros e grupos de atuação local. A partir das 14h.
Troca de saberes sobre o uso de plantas medicinais e sobre o conhecimento popular empírico do "Fazer e Viver" de moradores mais antigos da região. A partir das 15h.
Apresentação do grupo de seresta do Bairro Alto Vera Cruz, convidado do Varanda Musical (evento do CCAVC). A partir das 16h.
Estamparia Étnica Artesanal - Com Amanda Rufino
Criação de carimbos criativos feitos com materiais diferentes encontrados no nosso dia a dia. O principal objetivo da oficina é despertar a criatividade para as formas e texturas de objetos domésticos, a fim de transformá-los em padrões possíveis de serem repetidos. A partir das 15h.
Aulas de capoeira no auditório do CCAVC. A partir das 19h.
Construção do Boi da Manta é uma tradição das festas populares ligadas às origens africanas em todo o Brasil. O boi, que será confeccionado com ajuda das crianças, fará parte do cortejo do dia 18. A partir das 17h.
Oficina de Balangadãs - Com Amanda Rufino
Confecção de um brinquedo de origem africana. Feito de papel e fitas longas e coloridas, o brinquedo lembra um arco-íris ou uma espécie de foguete ao ser girado no ar. A partir das 14h.
Cortejo do Boi da Manta
A percussão marca o ritmo da dança do boi da manta e conduz o público até a Praça do Poço. Com Farias Brincante e Grupo Boi Livre - Escola Livre de Artes Arena da Cultura. A partir das 14h.
Músicas autorais e de domínio público. A partir das 16h.
As Cabines de Memórias permitem que as pessoas compartilhem um pouco de suas trajetórias de vida, lembranças e percepções. A 'roda viva' - elemento que compõe as cabines - estabelece os temas que serão abordados durante a atividade. A partir das 18h.
Horário de funcionamento do espaço cultural: